Exclusivo Entrevista
“Quanto mais gordura acumulada, mais difícil será a ovulação”
A endocrinologista Clotilde Vázquez explica como a gordura corporal nas mulheres dificulta a produção de estrogénio e aumenta outras hormonas como as testosterona.
A endocrinologista Clotilde Vázquez explica como a gordura corporal nas mulheres dificulta a produção de estrogénio e aumenta outras hormonas como as testosterona.
George Michael escreveu o êxito de Natal há 40 anos sobre um desgosto amoroso. Apesar de a canção ser assinada pelos Wham!, o parceiro da banda, Andrew Ridgeley, não participou na gravação.
Ela só tem 4 anos, mas já está a tentar negociar as regras e os castigos com os pais.
O rapper ainda não reagiu à morte da mãe, a que atribuía a culpa dos seus problemas com as dependências.
Quando deixamos de beijar de língua, morremos, certo? A rotina, o cansaço, a dureza dos dias, está a obrigar-nos a gerir as nossas vidas a 200km/h.
Os espetáculos com pessoas de carne e osso, com Shreks e Fionas mesmo ali à mão, têm o condão de nos envolver de uma maneira muito especial.
Sob o mote “Época de Paz e Luz”, o Presidente norte-americano e a primeira-dama despedem-se da residência oficial que, nesta época festiva, recebe cerca de 100 mil visitantes.
Dois casais recorreram à mesma clínica, na Califórnia, EUA, para uma fertilização in vitro, que correu bem. Até perceberem, já depois dos nascimentos, que o embrião implantado não lhes pertencia.
A exposição 150 anos Topázio conta com 15 jarras assinadas por artistas como Joana Vasconcelos, Guto Requena, Marco Sousa Santos ou Toni Grilo, que é também curador da mostra no Mude.
A educação sexual compreensiva promove o conhecimento e ajuda os jovens a tornarem-se mais responsáveis nas atitudes e comportamentos.
Na avenida mais movimentada de Portimão, há uma porta que leva à tranquilidade do spa. Depois do relaxamento, um passeio pela propriedade leva a descobrir a história desta (luxuosa) casa familiar.
A diretora sugeriu-me uma “espécie de road trip literária” através do livro Camilo Castelo Branco, por terras famalicenses, da autora local Maria de Fátima Castro.
Não queremos que nos digam para sermos fortes, precisamos apenas de abraços. Nada de dizer “foi melhor assim” ou “vai passar” — a dor do luto não desaparece com um estalar de dedos.
Aceitamos como natural o puxar das capacidades humanas até ao limite. E a incoerência atinge o seu máximo quando apontamos o dedo ao doping no desporto, mas depois o relativizamos no mercado laboral.
É evidente que as famílias têm toda a legitimidade para educarem os seus filhos de acordo com as suas crenças, valores e opções. O que já não me parece legítimo é que pretendam impor aqueles à escola.
Em Unshrinking, a filósofa Kate Manne defende que a gordofobia é uma forma de opressão estrutural.
A designer portuense Beatriz Barros começou a fazer estacionário há quase uma década. Agora, diz, os clientes, sejam pessoas ou empresas, exigem cada vez maior personalização.
É claro que estar ao pé é estar próximo. No singular, é proximidade; no plural, é submissão. Estar aos pés de alguém. A diferença entre a proximidade afectuosa e a adoração subserviente é de um pé.
Ele sabia que os homens não paravam de se mexer porque envelheciam, mas envelheciam porque paravam de se mexer. Não tinha sido ele a inventar esta frase, é certo.
O tempo tornou-se leve. O que nos pesa agora é perceber que já o gastámos em boa dose e que temos de o aproveitar bem.
Uma bela homenagem à Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), O Que nos Torna Humanos foi editado em parceria com a UNESCO.
Os relógios nunca param. Na sua essência, a relojoaria é a analogia perfeita do que é o movimento. Mas, dentro do calibre entre tantos componentes, há uma estrela que brilha mais: o turbilhão.
Temos de ter cuidado em não tornar o “Envelhecimento Ativo” num slogan paternalista, em que há uma comissão (de gente nova, provavelmente) a ditar como é que os mais velhos devem, ou não devem, viver.
Aterramos neste luxuoso retiro em Alicante para testar uma promessa: dizem-nos que em quatro dias nos podem melhorar a vida, convencendo-nos a mudar de hábitos para mais saúde.
Penso no que aconteceria se juntássemos os tecidos dos nossos corpos, se enxertássemos partes das histórias de uns na vida dos outros, como se faz com as plantas.
As marcas nacionais reuniram especialistas para discutir os desafios do mercado. A especialista em inovação encontrou brandos costumes e modéstia: “É preciso ousadia e risco para ter sucesso.”
Perante o descontentamento, manter ou romper um vínculo exige movimento. A mudança pode seguir caminhos distintos, sendo um deles a reconstrução conjugal, outro, a separação.
Enteado do herdeiro aparente do trono da Noruega saiu da prisão e declara-se inocente dos crimes de violação: um que levou à sua detenção e outro que foi descoberto durante a investigação.
Há menor preocupação com a sustentabilidade e mais com a falta de apetite para a compra. Eis os dez desafios da moda para o próximo ano, de acordo com o relatório The State of Fashion 2025.
Joga em vários campeonatos: é capitão da selecção nacional de râguebi, estuda medicina e é dentista. No futuro, espera que a modalidade cresça e quer fazer parte dessa valorização.
Ser atleta nunca foi hipótese, já que é “daquelas atletas medianas”. Ultrapassada a frustração, trabalha com a ferramenta de que dispõe, a comunicação, para apregoar os benefícios do movimento.
Aos 37 anos e a celebrar duas décadas de carreira, o bailarino receita a dança e o movimento como antídoto para a falta de empatia no mundo. Dançar não resolve todos os problemas, mas ajuda.
Aos 28 anos, a ginasta do Porto deixou marca na história olímpica portuguesa, depois de mais de duas décadas dedicada ao movimento. Logo depois, reformou-se, mas ainda não deu por terminada a missão.
O actor preocupa-se com a ditadura da imagem que o mundo vive e diz sempre ter encarado o desporto como uma extensão do movimento que o corpo exige. É essa a mensagem que quer passar à filha.
Não raramente as coisas que vou escrevendo são dedilhadas com uns condimentos de ficção a temperar a realidade — mas será que existe alguma vez realidade sem ficção.
Um filme, duas mulheres. Todas as mulheres.
Venderam-nos esta patranha de que é má ideia envolvermo-nos com amigos, porque “pode estragar a amizade”. E se a tornar melhor?
Os pais devem preparar-se para a leitura. Antes de ler uma história em voz alta é importante que se familiarizem com o texto, lendo com a entoação apropriada e sem hesitações.
São páginas à espera de serem folheadas, histórias à espera de serem descobertas. Cada livro é uma conversa íntima, um diálogo que transcende o tempo e convida a refletir sobre a nossa jornada.
A minha pilha de livros cresce enquanto luto contra o sono. Ouço passos e vejo o senhor Simão, que já trocou o turno com o senhor Joaquim, abrir a porta ao detetive William Somerset.
Será o silêncio uma espécie de buraco negro, um vazio, o nada, ausência total de comunicação? O meu “não” é definitivo. No silêncio, há perguntas e respostas, caminhos e labirintos.
O grupo dinamarquês quer abrir 50 lojas nos próximos três anos em Portugal, sobretudo através do regime de franchising para etiquetas como a Only, Jack&Jones e a Vero Moda.
Empresas norte-americanas fazem planeamento de inventário com software de inteligência artificial que incorpora a análise meteorológica para tomar decisões sobre descontos em determinados produtos.
Os participantes que se envolveram num programa de ioga virtual de 12 semanas relataram sentir menos dor e dormir melhor quando comparados com aqueles que não tiveram acesso ao programa.