Nutrição

Todos os tópicos

Na sexta-feira, o ciclo de seminário de Nutrição Comunitária e Saúde Pública vai abrir a discussão. A bastonária da Ordem dos Nutricionistas diz estar preocupada com os valores de obesidade e desnutrição que afectam crianças e idosos portugueses.

  • Na sexta-feira, o ciclo de seminário de Nutrição Comunitária e Saúde Pública vai abrir a discussão. A bastonária da Ordem dos Nutricionistas diz estar preocupada com os valores de obesidade e desnutrição que afectam crianças e idosos portugueses.

  • A multinacional concebeu tecnologia para mostrar informação nutricional sobre alimentos no campo de visão do utilizador.

  • Há quem fique “chocado” por ver marcas como a Nestlé ou a Coca-Cola num congresso de nutrição, como o que começa hoje em Lisboa. E há quem diga que sem patrocínios é difícil organizar congressos. A presença da indústria afecta a credibilidade da classe? O debate está aberto.

  • O PAN, o BE e Os Verdes uniram-se para fazer uma lei que obriga as cantinas e refeitórios do Estado a ter opção para vegetarianos. Votação na especialidade é esta quarta-feira, na quinta-feira sabe-se se é aprovada. PAN está optimista que a lei passe. Ementas vão ser orientadas por técnicos.

  • Director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e bastonária da Ordem dos Nutricionistas defendem que se devia limitar a venda de comida e bebida não saudável nas máquinas que estão nos serviços da administração pública.

  • A oferta é cada vez maior e mais diversificada. E há até pratos típicos adaptados, como é o caso da francesinha vegetariana ou a feijoada de pleurotus, que simula as tripas à moda do Porto.

  • A retenção de líquidos faz parte das queixas “clássicas” de muitas mulheres. Sendo inevitável reconhecer que de facto essa retenção existe, muitas das vezes também acaba por ser uma desresponsabilização de hábitos alimentares desequilibrados e de exercício físico inexistente. Vamos a factos.