×

Tópicos de Ajuda

  • Assinaturas
    Saiba mais

    Quais as vantagens para os assinantes?

    • A consulta sem limite de artigos e sem publicidade intrusiva de todos os conteúdos em texto, vídeo, imagem e áudio do site PÚBLICO, no computador via browser, ou em tablets e smartphones via browser ou aplicação.
    • Leitura antecipada do jornal do dia em formato digital, incluído o acesso ao arquivo digital, em formato PDF, de todas as edições em papel do Jornal PÚBLICO desde Fevereiro de 2001, pesquisável por data.
    • Acesso a artigos e conteúdos exclusivos.
    • Acesso ao Cartão PÚBLICO, para descontos, vantagens e ofertas da rede de parceiros de cultura e lazer do PÚBLICO, disponíveis em publico.pt/cartaopublico.
    • Ofertas e descontos em eventos, cultura e lazer através do cartão PÚBLICO. Convites para eventos realizados pelo PÚBLICO, como por exemplo, espectáculos e entrevistas realizadas para directos e Festival P.
    • Desconto de 15% nos produtos PÚBLICO disponíveis na Loja PÚBLICO (excepto livros), e descontos exclusivos a artigos promocionais isolados ou coleccionáveis.

    O que são os Conteúdos Exclusivos?

    São os conteúdos selecionados para o acesso exclusivo dos nossos assinantes, identificados com um símbolo criado para o efeito ( ), que incluem algumas das nossas notícias, artigos de opinião, entrevistas, reportagens e trabalhos especiais.

    Toda a outra informação essencial que o leitor precisa para se manter a par do que se passa no país e no mundo vai continuar de acesso livre, mas sujeito aos limites de artigos livres.

    Ao ser assinante, está a apoiar uma imprensa livre e independente, a contribuir para a dignificação do espaço público e com acesso completo à diversidade de temas e de suportes onde pode ler o seu jornal.

    Quais as modalidades de Assinatura Digital disponíveis e respectivos preços?

    Pode consultar as modalidades e preços de Assinatura Digital na Loja de Assinaturas. Em alternativa, pode entrar em contacto connosco através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis, das 09h00 às 18h00, ou enviar um email para [email protected] .

    Quais os métodos de pagamento disponíveis?

    Para subscrever uma Assinatura Digital PÚBLICO, poderá optar pelo pagamento com renovação automática através de Visa/Mastercard, PayPal, débito directo, ou, sem renovação automática, por Multibanco ou MBWay.

    No caso dos pagamentos com cartão de crédito, poderá optar por fazer um cartão virtual MBNet. Neste caso, o saldo do cartão deve ser superior ao valor da assinatura em 1€. Este valor, será debitado e creditado na conta associada ao cartão MBNet, não sendo assim pago. Este é o procedimento de verificação efectuado pela Unicre.

    Como faço o registo e compro a assinatura?

    O processo de registo e de subscrição tem apenas alguns passos:

    • Visite a página de assinaturas
    • Seleccione a modalidade pretendida.
    • Inicie a sessão ou crie uma conta e autorize os T&C.;
    • Escolha o respectivo pagamento e conclua a operação.

    Após a compra da subscrição, a assinatura fica automaticamente válida.

    Para ler o PÚBLICO Digital sem limites basta “iniciar a sessão” no botão “Entrar”, no canto superior direito da nossa página principal, com os seus dados de login (email e password).

    Como posso renovar a minha assinatura?

    Com os métodos de pagamento através de Visa/Mastercard, PayPal ou Débito Directo, a assinatura é renovada automaticamente, sendo o valor da assinatura debitado ao assinante, conforme a modalidade subscrita.

    No caso do Multibanco ou de MBWay, a assinatura só fica activa após o pagamento da mesma. Antes de o prazo da assinatura expirar, três dias antes, será enviado um email a propor a renovação da assinatura com informação dos dados para pagamento: (Entidade | Referência | Valor).

    Como posso cancelar a renovação automática?

    Para pagamentos por PayPal, deverá aceder à sua área de cliente na PayPal e cancelar a renovação automática até um dia antes da data do fim da assinatura.

    Para pagamentos por Visa/Mastercard e Débito Directo, deverá contactar-nos até três dias antes do fim do prazo da assinatura através da Linha Azul 808 200 095 ou através do email [email protected] .

    Posso cancelar e solicitar o reembolso da assinatura?

    O reembolso parcial do valor pago pela assinatura será apenas efectivo para assinaturas de duração igual ou superior a um ano. Nestes casos, se solicitar o cancelamento na primeira metade do período da assinatura subscrita, efectuaremos o reembolso do valor remanescente (50%), e o acesso terminará imediatamente. Depois deste período, o cancelamento da renovação automática terá efeito no final do período debitado, não havendo lugar a qualquer reembolso.

    Assinaturas associadas a Campanhas Promocionais: Para modalidades de Assinatura Digital associadas a Campanhas, poderá cancelar a qualquer momento e o cancelamento efectivo da renovação automática entrará em vigor no final do seu período de débito actual, não havendo lugar a qualquer reembolso. Se ocorrer algum débito, após a ordem de cancelamento, ser-lhe-á devolvido o respectivo montante.

    Posso cancelar uma assinatura cuja modalidade inclua a oferta de um produto ou serviço?

    As assinaturas associadas a modalidades que incluam a oferta de um produto ou serviço podem ser canceladas, mas não têm direito ao reembolso do montante da Assinatura em nenhuma circunstância.

    Como alterar a modalidade da Assinatura Digital?

    Nos pagamentos por PayPal, até um dia antes da data do fim da assinatura, deverá aceder à sua área de cliente na PayPal (com os dados com que abriu a conta na PayPal) e cancelar a renovação automática. Depois de cancelada, aceder à loja de assinaturas e subscrever a nova assinatura com a modalidade pretendida.

    Nos pagamentos através de Visa/Mastercard e débito directo, até três dias antes da data do termo da assinatura, deverá entrar em contacto com o PÚBLICO através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, ou através do email [email protected], e solicitar o cancelamento da renovação automática. Depois do cancelamento confirmado, poderá subscrever a nova assinatura com a modalidade pretendida.

    Informações sobre Assinaturas Corporate para empresas

    Para Assinaturas Corporate, o PÚBLICO dispõe de soluções especiais com condições bastante atractivas, tendo em conta as necessidades da sua empresa relativamente à quantidade de assinaturas que pretende subscrever.

    Para mais informações, envie um email com a quantidade de assinaturas pretendidas para [email protected].

    Responderemos, com a maior brevidade possível, com a solução mais adequada às suas necessidades.

    Como cancelar a Assinatura do PÚBLICO iPad e iPhone?

    As Assinaturas do PÚBLICO iPad e iPhone são geridas pela Apple. Para cancelar, deverá aceder à sua conta da Apple, no iTunes Store, e cancelar a referida assinatura.

    Como cancelar a Assinatura do PÚBLICO Android?

    As Assinaturas do PÚBLICO Android são geridas pela Google. Para cancelar, deverá aceder à sua conta da Google Play e cancelar a assinatura.

    Recebo uma factura/recibo na subscrição da assinatura?

    O assinante terá acesso à factura/recibo da sua assinatura ao aceder à sua área de Leitor, em “A minha conta” com a sessão iniciada. Depois de entrar na área das Assinaturas, clicar em “Histórico” e depois em “Enviar factura”. Receberá o download da mesma no seu email.

    Após efectuar o pagamento da assinatura, em quanto tempo fica disponível?

    Ao efectuar o pagamento através de Visa/Mastercard, PayPal ou débito directo, a assinatura fica imediatamente disponível. Se optar por pagar por MB, a assinatura ficará disponível passados breves minutos após efectuar o pagamento. Para aceder deverá iniciar a sessão com os seus dados (email e palavra passe).

    Existem restrições na utilização de períodos experimentais/trial nas assinaturas do PÚBLICO Online?

    Existem restrições nos períodos experimentais/trial para assinantes com assinaturas activas e ex-assinantes com a assinatura caducada há menos de 3 meses. O utilizador poderá fazer uso do período experimental/trial apenas uma vez a cada três meses.

    Após o fim do período experimental, para continuar a utilizar a Assinatura do PÚBLICO Online terá de proceder ao pagamento, não podendo fazer uso de nenhuma campanha promocional em vigor.

    Entende-se por período experimental/trial qualquer campanha promocional que reduza o preço do(s) primeiro(s) mês(meses) da(s) assinatura(s) renovável(renováveis).

    Como posso suspender a minha assinatura digital?

    A Assinatura Digital, uma vez activa, não pode ser suspensa. Em qualquer altura poderá efectuar o cancelamento da renovação automática.

    Como posso ter acesso ao Cartão PÚBLICO?

    Poderão ser titulares do Cartão PÚBLICO todos os assinantes do PÚBLICO. Se é assinante e ainda não tem o seu cartão, poderá pedi-lo preenchendo os seus dados aqui.

    Quais os benefícios do Cartão PÚBLICO?

    Com o Cartão PÚBLICO poderá usufruir de benefícios junto de parceiros em cultura e lazer. Os parceiros do Cartão PÚBLICO e respectivos benefícios encontram-se no site publico.pt/cartaopublico. As vantagens associadas a cada um dos parceiros estão explicitadas em cada um dos destaques dos parceiros. O PÚBLICO reserva-se ainda o direito de cancelar, alterar ou substituir as condições do Cartão PÚBLICO e as campanhas a ele associadas, tendo o dever de comunicar essa decisão aos clientes.

    Como posso aceder ao PÚBLICO como assinante?

    Para aceder deverá entrar no site do PÚBLICO com os seus dados de registo (email e palavra-passe).

    Poderá também aceder através das aplicações PÚBLICO para IOs (8.0 ou superior) e Android (7. Ou superior), que pode descarregar gratuitamente na APP Store ou Google Play. Depois de descarregada a aplicação, deverá entrar na aplicação com os seus dados de registo.

    Tenho assinatura válida mas não consigo aceder

    Se estiver com dificuldades no acesso ao site do PÚBLICO, verifique se tem o login activo (nome no canto superior direito). Se não tiver, deverá efectuar o login com os seus dados de registo (email e palavra-passe). No caso de ter o login activo e não consiga o acesso, clicar no nome e no botão “Sair”. Depois, clicar no botão “Entrar” e efectuar novamente o login.

    No acesso das aplicações PÚBLICO, em IOs (Apple) ou Android, verifique se tem o login activo com os dados da sua assinatura, nas definições da aplicação PÚBLICO. Caso não tenha deverá colocar os seus dados de registo (email e palavra-passe).

    Esqueci-me da palavra-passe. Como faço para a recuperar?

    Para a recuperar, aceda à página principal e em “Entrar” clique em “Recuperar palavra-passe?”. Prosseguir com as instruções dadas.

    Posso alterar o endereço de email que usei para fazer a minha assinatura?

    Para alterar o endereço de email, deverá enviar um email para [email protected], a partir do endereço de email que pretende alterar, ou entrar em contacto com o PÚBLICO através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.

    Sendo assinante do papel, posso ter acesso ao PÚBLICO Digital?

    As assinaturas em papel, em todas as modalidades disponíveis, incluem o acesso ao PÚBLICO Digital. O acesso será atribuído (num processo manual) aquando da subscrição da assinatura ou na renovação. O assinante deve facultar o seu endereço de email para o efeito.

    Existem restrições de acesso nas assinaturas iPhone e Android?

    Poderão existir restrições de acesso nas assinaturas iPhone e Android. Deverá consultar as condições no momento da subscrição.

  • Site e política de privacidade
    Saiba mais

    Para que serve o registo?

    O registo permite que o Leitor tenha uma página de Leitor, que participe na moderação de comentários e na votação, além de acesso a promoções na Loja PÚBLICO.

    Cada Leitor registado passa a ter uma área do Leitor na qual, além de dispor de uma página pessoal no PÚBLICO, pode participar na aprovação e reprovação de comentários de outros leitores com base num regime de reputação baseado na qualidade da actividade do leitor.

    Os Leitores que estão registados na plataforma Nónio têm acesso a mais de 70 sites dos maiores grupos de comunicação portugueses. O PÚBLICO não partilha dados com os outros sites participantes.

    Como me posso registar?

    No topo direito da página encontra a opção “Entrar”. Basta clicar e seguir os passos.

    Posso apagar a minha conta?

    Sim. Para o fazer tem de enviar um email para [email protected], com o assunto “Apagar conta na comunidade PÚBLICO” e juntar-lhe os dados da conta que pretende apagar (nome de utilizador e email com que fez o registo). A página de utilizador é apagada, mas os comentários continuam a poder ser lidos por outros leitores. Os dados da conta apagada apenas serão mantidos nos termos descritos na Política de Privacidade do PÚBLICO.

    O que está na minha página privada?

    A página privada de um leitor só pode ser vista por esse Leitor. É aí que vai encontrar os comentários ou argumentos que ainda aguardam moderação.

    Onde posso consultar informações sobre a Política de Privacidade e a Política de Cookies?

    Onde posso alterar os meus dados pessoais?

    O assinante ou leitor registado poderá alterar os seus dados pessoais acedendo à sua área de Leitor, em “A minha conta” com a sessão iniciada. Depois de entrar, clicar em “Editar Perfil”. Após efectuar as alterações clicar em “Submeter”.

    Como posso eliminar os meus dados pessoais?

    O assinante ou leitor registado poderá solicitar a eliminação dos seus dados pessoais enviando um email para [email protected]

    Como posso cancelar o envio das vossas Newsletters?

    O leitor ou utilizador poderá desactivar o envio das Newsletters por parte do PÚBLICO a qualquer momento, acedendo, para o efeito, à sua área de Leitor, em “A minha conta” com a sessão iniciada. Pode ainda accionar a opção “Remover” que lhe é disponibilizada em cada newsletter recebida.

    Posso guardar um artigo para ler mais tarde?

    Os utilizadores registados, sim. Os artigos podem ser guardados através do botão vermelho “guardar”. Este ícone está depois de entrar nos artigos, no sétimo botão, no topo lateral direito do artigo. Os artigos guardados podem ser acedidos mais tarde através da página pessoal do leitor.

    O que é o sistema de recomendações do PÚBLICO?

    O sistema de Recomendações do PÚBLICO cria uma lista personalizada de recomendações, sugerindo conteúdo disponível em www.publico.pt com base no historial das páginas visitadas via browser (navegador de Internet) por cada Leitor, independentemente de este navegar como registado ou não registado.

    Como funciona o sistema de recomendações do PÚBLICO?

    As Recomendações do PÚBLICO usam o historial de navegação registado através de cookies do browser. Os dados registados incluem as notícias, secções e tópicos mais visitados, e nenhum dado que possa levar à identificação pessoal. A partir daí, o sistema de recomendações sugere a cada leitor conteúdo adicional que poderá caber nos seus interesses. Quanto mais tempo passar em www.publico.pt, mais precisas se tornam as recomendações.

    O que tenho de fazer para usar as recomendações?

    Não precisa de fazer nada. As Recomendações do PÚBLICO são parte integrante do site www.publico.pt e não pode ser desligado. As sugestões surgem à medida que a navegação prossegue.

    Quem pode ver as minhas recomendações? E o meu historial?

    Em princípio, ninguém, a não ser que permita a outras pessoas que utilizem o seu computador, smartphone e browser habitual para navegar em www.publico.pt. O PÚBLICO garante a total confidencialidade dos dados.

    As recomendações do PÚBLICO usam a minha actividade nas redes sociais, como o Facebook?

    Não. Os únicos dados tidos em conta são os que resultam da navegação em www.publico.pt.

  • Comentários
    Saiba mais

    Como funciona o sistema de comentários?

    Os Comentários do PÚBLICO são geridos pelos próprios leitores. São os leitores registados que, em conjunto, aprovam ou reprovam os contributos uns dos outros. A moderação é feita com base num sistema de reputação, que distribui os utilizadores registados do PÚBLICO por quatro níveis com mais ou menos poderes na comunidade. Saiba mais aqui.

    Quero publicar um comentário anónimo. Posso?

    Não. O PÚBLICO deixou de permitir a publicação de Comentários anónimos a 13 de Agosto de 2013. A ausência do anonimato formal nos Comentários não impede, no entanto, que os leitores façam chegar ao jornal dicas ou denúncias de forma anónima, nem impossibilita a livre expressão de todas as opiniões. Os autores dos Comentários podem utilizar pseudónimos, caso prefiram não assumir a sua verdadeira identidade. Nesse caso, o PÚBLICO sugere que cada Leitor use sempre o mesmo pseudónimo, de forma a criar uma persona identificável.

    Que conteúdos do meu perfil PÚBLICO são visíveis pelos outros leitores?

    O nível de reputação, o historial de comentários publicados em que participou. Se optar por preencher esses campos, pode ainda partilhar com a comunidade fotografia, contacto e hiperligações (links) para páginas pessoais, blogues e redes sociais.

    Em nenhuma circunstância são divulgados os comentários reprovados ou denunciados. No entanto, é visível para toda a comunidade o número de comentários reprovados ou denunciados.

    Publiquei um comentário. Porque não o consigo ver?

    Os meus comentários nunca são publicados. Fui bloqueado?

    Não. O PÚBLICO não bloqueia utilizadores. Os leitores podem comentar em todos os espaços abertos à participação da comunidade. Se os Comentários não estão a ser publicados, o mais provável é que estejam a violar os critérios de publicação de comentários.

    Encontrei um comentário abusivo. O que faço?

    Denuncie o Comentário. A opção está disponível no próprio Comentário (apenas para leitores registados). A avaliação final, sobre se o Comentário deve ou não ser retirado pertence ao PÚBLICO.

    Posso usar código HTML nos comentários?

    Não é possível usar código HTML nos Comentários.

    Posso usar hiperligações (links) nos comentários?

    Não. O PÚBLICO não aceita endereços Web (URL) nos Comentários.

  • Contactos com a redacção
    Saiba mais

    Como posso entrar em contacto com os jornalistas do PÚBLICO?

    Todos os jornalistas do PÚBLICO têm o seu endereço de correio electrónico disponível nas suas páginas individuais. Consulte a nossa Ficha Técnica e a página “Contactos”.

    Como posso fazer chegar informações ao PÚBLICO?

    As sugestões, informações, denúncias ou queixas que os nossos leitores nos enviam são extremamente úteis. Muitos dos trabalhos jornalísticos que publicamos foram originados por uma informação vinda de um leitor. Envie as suas dicas por email aos editores do PÚBLICO: [email protected].

    Caso o deseje, pode enviar-nos informações anonimamente. Se a informação nos parecer credível e relevante, mesmo uma informação anónima pode dar origem a uma investigação própria. A credibilidade dada a uma informação anónima é, porém, sempre menor do que algo que nos chega de um indivíduo ou entidade devidamente identificados. O PÚBLICO compromete-se a não revelar a identidade de fontes que solicitem o anonimato.

    Quando se envia uma informação para um jornal, é fundamental endereçá-la à pessoa ou secção certa, para evitar que seja reenviada de secção para secção durante dias e chegue tarde de mais ao seu destinatário correcto.

    Se pretende enviar-nos uma informação ou uma sugestão de tema a abordar, dirija a sua correspondência (postal ou electrónica) à secção devida ou mesmo directamente para os/as jornalistas que normalmente tratam dessas questões. Para saber qual é o nome da secção ou jornalistas pertinentes, consulte a nossa Ficha Técnica. Depois, dirija a sua carta a essa secção ou jornalista e seleccione o endereço devido (em Lisboa ou no Porto).

    Posso reproduzir um artigo?

    Se pretende reproduzir um artigo, fotografia ou ilustração do PÚBLICO deve dirigir um pedido à Direcção Editorial mencionando:

    • o título do artigo (ou dados da fotografia ou ilustração) que pretende reproduzir;
    • a data de publicação;
    • o seu autor;
    • o objectivo da reprodução;
    • suporte em que pretende fazer a reprodução;
    • data em que pretende fazer a reprodução.
  • Acessos
    Saiba mais

    Está com problemas de acesso ao nosso site?

    Se estiver com dificuldades no acesso ao site do PÚBLICO devido a problemas de comunicação, contacte os nossos serviços através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis, das 09h00 às 18h00, ou envie um email para [email protected].

    Como posso aceder ao PÚBLICO com os meus dados?

    Para aceder deverá entrar no site do PÚBLICO com os seus dados de registo (email e palavra-passe).

    Poderá também aceder através das aplicações PÚBLICO.

    Como posso aceder às novas aplicações PÚBLICO?

    Poderá aceder às aplicações PÚBLICO para iOS (8.0 ou superior) e Android (7 ou superior), descarregando-as gratuitamente na APP Store ou Google Play. Depois de descarregada a aplicação, deverá entrar na aplicação com os seus dados de registo.

    Se já tem a aplicação do PÚBLICO, deverá fazer a atualização através do seu dispositivo.

    Se tiver alguma dúvida, sugestão ou encontrar algum erro, contacte-nos através de [email protected]

    Esqueci-me da palavra-passe. Como faço para a recuperar?

    Para a recuperar, aceda à página principal e em “Entrar” clique em “Recuperar palavra-passe?”. Prosseguir com as instruções dadas.

    Tenho assinatura válida mas não consigo aceder.

    Se estiver com dificuldades no acesso ao site do PÚBLICO, verifique se tem o login activo (nome no canto superior direito). Se não tiver, deverá efectuar o login com os seus dados de registo (email e palavra-passe). No caso de ter o login activo e não consiga o acesso, clicar no nome e no botão “Sair”. Depois, clicar no botão “Entrar” e efectuar novamente o login.

    No acesso das aplicações PÚBLICO, em IOs (Apple) ou Android, verifique se tem o login activo com os dados da sua assinatura, nas definições da aplicação PÚBLICO. Caso não tenha deverá colocar os seus dados de registo (email e palavra-passe).

Perguntas Frequentes

  • Assinaturas
    • Como faço o registo e compro a assinatura?
    • Como posso cancelar a renovação automática?
    • Tenho assinatura válida mas não consigo aceder?
  • Site e privacidade
    • Como me posso registar?
    • Para que serve o registo?
    • Onde posso consultar informações sobre a Política de Privacidade e a Política de Cookies?
  • Comentários
    • Como funciona o sistema de comentários?
    • Quero publicar um comentário anónimo. Posso?
    • Publiquei um comentário. Porque não o consigo ver?