A nova maquilhadora dos adolescentes chama-se TikTok. Existem riscos?

“O TikTok influenciou-me a comprar produtos que vão sendo aconselhados como os melhores”, conta Vitória, de 17 anos. O fenómeno já chegou às lojas e pode ser preocupante para os pais.

Foto
Gabriela Pedro

Antes de ir para a escola, Joana faz a rotina de pele e aplica a maquilhagem diária com alguns dos produtos que comprou, aconselhada pela rede social TikTok. Também Vitória tem vindo a acumular produtos "completamente influenciada pelo TikTok". Joana tem 14 anos e Vitória 17, e espelham uma tendência reconhecida não só por quem a alimenta, as chamadas tiktokers, como pelas grandes retalhistas de produtos de beleza. Há pais que se mostram preocupados e os dermatologistas acompanham-nos, afinal há artigos que não são os mais adequados para a pele de alguém que está em fase de crescimento. E há ainda a questão da auto-estima e da saúde mental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários