Como dizer aos meus filhos que tenho cancro? “Sem minimizar, nem agravar”, dizem especialistas

A princesa de Gales confessou ter sido preciso tempo para explicar tudo aos filhos, assegurando-os de que vai ficar bem. A tónica positiva é essencial, explicam especialistas em oncologia e psicologia

Foto
George tem 10 anos e é o filho mais velho de Kate e William Reuters/HANNAH MCKAY
Ouça este artigo
00:00
06:22

“Levou-nos tempo a explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma que fosse apropriada para eles, assegurando-lhes de que vou ficar bem”, disse a princesa de Gales, no vídeo em que anunciava estar a fazer quimioterapia preventiva, após o diagnóstico de um cancro. A preocupação na voz de Kate é a mesma que sentem muitos pais quando é hora de contar que têm doença oncológica. “É preciso falar abertamente com as crianças para encorajar a aceitação da doença”, começa por aconselhar Maria Jesus Moura, directora da unidade de psicologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar