Editar
Editar
  • Passarinhos
    Fugas

    Exclusivo Reportagem

    Não há mais aves no céu, “há é mais olhos a vê-las”

    Nós cá dentro, presos nas nossas “gaiolas”, enclausurados. Elas lá fora, em liberdade. Enquanto a humanidade se cobre e se tapa, se esconde da pandemia, as aves aproveitam o silêncio, o espaço e uma liberdade invulgar para celebrar a Primavera. A actividade humana espanta as aves. Pausa. Agora não.

  • vinhos,gastronomia,fugas,agricultura,alentejo,lisboa,
    i-album
    Fugas

    Exclusivo Reportagem

    Quem são os novos rurais e o que é que os move?

    A 27 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, dedicado ao Turismo e Desenvolvimento Rural. Uma vida no campo é o sonho de muita gente, intensificado com a pandemia. Há quem já o tenha feito e mostre que é possível ser feliz e ter sucesso. A Fugas conta a história de cinco projectos que estão a mudar o panorama rural, entre vinhos e azeites, aromáticas e flores comestíveis ou morangos biodinâmicos e até com um salto ao mar e à pesca sustentável.

Editar
Editar
Editar
Editar
  • almada,fugas,santo-antonio,setubal,ambiente,pescas,
    i-album
    Fugas

    Exclusivo Reportagem

    Arte xávega: tanto trabalho por tostões

    Nesta altura o preço da sardinha é um clássico, mas passados os santos populares ninguém quer saber do assunto. A Fugas acompanhou vários lançamentos da companha de Mário Raimundo na Costa de Caparica e viu quanto é que facturou num dia para remunerar 18 pessoas.

  • mel,alimentacao,gastronomia,fugas,agricultura,ambiente,
    i-album
    Fugas

    Exclusivo

    Cheira a Portugal nos frascos de mel

    Do ponto de vista da exigência do consumidor, o mel leva um atraso de 40 anos face à cultura do vinho e de 15 face ao mundo do azeite. A forma de resolver o problema é deixar o conceito de fidelidade para outros assuntos e provar a diversidade dos méis monoflorais. Custa pouco.

Editar
  • ,Jack-o'-lantern

    Menus Vegetarianos

    Quando os legumes são tratados como estrelas

    A tendência veggie é inegável - e Portugal não é excepção. Como reage o fine dining ao cada vez maior número de pessoas que deixa a carne e o peixe fora do prato? A Fugas sentou-se à mesa e provou os menus “verdes” de seis chefs que acreditam que o verdadeiro sabor está lá. Numa abóbora ou numa couve-flor.

  • alimentacao,gastronomia,fugas,porto,religiao,turismo,
    Fugas

    Exclusivo Reportagem

    Adoramus: Os doces delas são feitos com orações e amor

    Há quem diga que os doces conventuais são a materialização da oração. As irmãs teimam em fazê-los à mão, com ingredientes do pomar, carinho e amor, um toque espiritual que transforma. É “um dom” de quem conserva, transforma e não desperdiça (”que é pecado”). “Se todas as pessoas fizessem como nós, não havia fome.”

Editar
Editar
Editar
Editar
Editar
Editar

Mais Fugas por Portugal

Destaques