Quem são os novos rurais e o que é que os move?

A 27 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, dedicado ao Turismo e Desenvolvimento Rural. Uma vida no campo é o sonho de muita gente, intensificado com a pandemia. Há quem já o tenha feito e mostre que é possível ser feliz e ter sucesso. A Fugas conta a história de cinco projectos que estão a mudar o panorama rural, entre vinhos e azeites, aromáticas e flores comestíveis ou morangos biodinâmicos e até com um salto ao mar e à pesca sustentável.

vinhos,gastronomia,fugas,agricultura,alentejo,lisboa,
Fotogaleria
Diogo Ventura
vinhos,gastronomia,fugas,agricultura,alentejo,lisboa,
Fotogaleria
Adriano Miranda
vinhos,gastronomia,fugas,agricultura,alentejo,lisboa,
Fotogaleria
Adriano Miranda

Quando uma leve brisa começa a arrefecer a noite de Verão em São Teotónio, o chef Alexandre Silva põe-se a acender duas fogueiras para que os visitantes do Craveiral Farmhouse possam aconchegar-se. Desde Abril, ele trocou a rotina atribulada em Lisboa pelo tempo vagaroso do Alentejo para inaugurar o restaurante farm-to-table daquele turismo rural. O projecto, que já estava sendo cozinhado há algum tempo, concretizou-se em boa hora: com a pandemia e o encerramento, em Março, dos seus restaurantes, Loco e Fogo, viver uma rotina no campo foi providencial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar