A serra da Estrela pintada de branco é “uma memória que dá jeito mas já não existe”

Com as alterações climáticas a fazer subir as temperaturas e a diminuir a queda de neve na serra da Estrela, ainda é o manto branco que caracteriza a paisagem de Inverno na montanha portuguesa?

manteigas,serra-estrela,fugas,turismo,clima,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Mário Cruz
manteigas,serra-estrela,fugas,turismo,clima,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Mário Cruz
Ouça este artigo
00:00
15:37

Entre o polvilhado de blocos redondos de granito, estende-se aos nossos pés um manto de erva pardacenta, queimada pelo vento e gelo. Um mar de dourado exausto que nos habituámos a associar a outras épocas do ano. Aqui e ali, pequenos grupos de visitantes dispersam-se na paisagem, compensando a desilusão com as fotografias possíveis. Surge um autocarro, o único que vemos, com uma turma escolar para uma visita guiada, enquanto do centro comercial da Torre, com lojas e restaurante, grita uma música de discoteca altíssima em completa dissonância com a natureza envolvente. Para onde quer que olhemos, do topo do ponto mais alto da serra da Estrela não se vê qualquer vestígio de neve.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários