Esperança e sobressalto

O violento despertar do Cumbre Vieja. O adeus a Cabul. As tensões nas fronteiras. O “acordo imperfeito” na Cimeira do Clima. Foi assim 2021, com confinamentos, desconfinamentos e um sobressalto chamado Ómicron.

Janeiro

1 de Janeiro de 2021

Portugal assume a presidência do Conselho da UE.

6 de Janeiro de 2021

A vacina da Moderna é autorizada na UE, na sequência de uma recomendação científica positiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). É a segunda vacina com luz verde para avançar na Europa.

Apoiantes de Donald Trump invadem o Congresso dos Estados Unidos.

,

9 de Janeiro de 2021

Vaga de frio traz neve ao Alentejo.

14 de Janeiro de 2021

A TAP é declarada como empresa “em situação económica difícil” até ao final de 2024. Resolução publicada em Diário da República permite a suspensão dos acordos de empresa e redução dos custos com pessoal de forma unilateral.

15 de Janeiro de 2021

“A regra é simples, ficar em casa”, diz o primeiro-ministro, António Costa. Portugal entra de novo em confinamento. As excepções são as eleições presidenciais de 24 de Janeiro e o funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino.

19 de Janeiro de 2021

Portugal regista uma média de 10.500 casos de covid-19 por dia. E é o país do mundo com maior número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes. A Direcção-Geral da Saúde envia um email às funerárias para avaliar capacidade de resposta.? “Se para a semana soubermos, se amanhã soubermos, se depois de amanhã soubermos, se daqui a 15 dias soubermos, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no nosso país, muito provavelmente vamos ter de fechar as escolas”, diz o primeiro-ministro, António Costa.

20 de Janeiro de 2021

Joe Biden e Kamala Harris tomam posse como Presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.

21 de Janeiro de 2021

Face ao aumento exponencial de contágios pela nova “variante britânica” do coronavírus, o Governo português anuncia o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino por 15 dias, para tentar conter o crescimento da pandemia de covid-19. Voltam também a fechar tribunais, lojas do cidadão, creches e ateliers de tempos livres. A Conferência Episcopal Portuguesa suspende as missas e outras actividades. Portugal é nesta altura o país do mundo com maior número de novos casos de infecção por milhão de habitantes.

24 de Janeiro de 2021

Eleições presidenciais: Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito. “É a minha, a vossa, a nossa primeira missão: primeiro, conter e aliviar a pandemia, para depois podermos passar para o que tanto precisamos (...) a reconstrução.”

28 de Janeiro de 2021

O Conselho de Ministros aprova medidas de limitação de circulação e repõe controlo das fronteiras terrestres. Decide que as aulas recomeçam a 8 de Fevereiro, mas em regime não presencial. O Governo pede que se leve muito a sério as medidas restritivas. Surgem as primeiras notícias de utilização indevida de vacinas, dadas a pessoas não incluídas nos grupos prioritários.

A AstraZeneca torna-se a terceira vacina autorizada na UE, na sequência de uma recomendação científica positiva da EMA.

Fevereiro

1 de Fevereiro de 2021

Um golpe de Estado retira Aung San Suu Kyi do poder e instaura uma junta militar.

3 de Fevereiro de 2021

Chega a Portugal uma equipa clínica alemã, formada por 26 profissionais, para ajudar a conter a pandemia. Demite-se o coordenador da task force para o plano de vacinação, Francisco Ramos, por “irregularidades” que detectou “no processo de selecção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa”, do qual é dirigente. É substituído pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

9 de Fevereiro de 2021

Termina investigação conjunta da OMS-China sobre a origem da pandemia. Os cientistas afastam a possibilidade de a pandemia ter origem numa fuga laboratorial. O mais provável é que um coronavírus de morcegos tenha tido um outro animal mais próximo dos seres humanos como hospedeiro intermediário.

A sonda Hope (ou Al-Amal), dos Emirados Árabes Unidos, entrou em órbita de Marte e aí permanecerá durante pelo menos um ano para estudar o clima do planeta. É a primeira missão interplanetária árabe.

18 de Fevereiro de 2021

A missão espacial Mars 2020 da NASA pousa em Marte com o robô Perseverance após sete meses de viagem.

23 de Fevereiro de 2021

Perto de 250 mil portugueses já receberam as duas doses da vacina para a covid-19, segundo um balanço da DGS.

Março

5 de Março de 2021

O Papa Francisco chega ao Iraque para a primeira visita de um Papa ao país.

11 de Março de 2021

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson recebe a autorização condicional de comercialização na UE. É a quarta vacina a ser autorizada, na sequência de uma recomendação científica positiva da EMA.

15 de Março de 2021

O uso da vacina da AstraZeneca é suspenso por “precaução”. Três dias depois a EMA assegura que é “segura e eficaz” e Portugal retoma a sua administração.

16 de Março de 2021

Prémio Pritzker 2021 para os arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, a dupla que reinventou a reabilitação.

26 de Março de 2021

Portugal ultrapassa o milhão de vacinados com a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19.

31 de Março de 2021

O Parlamento aprova a lei que renova por mais 70 dias o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos.

Abril

1 de Abril de 2021

O primeiro-ministro anuncia que os alunos do 2.º e 3.º ciclos retomam dentro de quatro dias as aulas presenciais. Na mesma data os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir, com grupos limitados a quatro pessoas.

É anunciada a ampliação do Museu de Serralves. Novo edifício será projectado pelo arquitecto Álvaro Siza.

6 de Abril de 2021

O responsável pela estratégia de vacinação na EMA admite a existência de uma “ligação” entre a vacina da AstraZeneca e casos de tromboembolismos. No dia seguinte a EMA admite uma “possível ligação”.

10 de Abril de 2021

O juiz Ivo Rosa arrasa a acusação da Operação Marquês. O ex-primeiro-ministro José Sócrates, a figura central do caso, vê reduzir-se de 31 para seis o número de crimes por que terá de responder em julgamento. Do rol de acusados apenas cinco serão julgados e por um total de 17 crimes. Neste grupo está Sócrates, o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva, o antigo banqueiro Ricardo Salgado, o ex-ministro Armando Vara e o antigo motorista João Perna. Nenhum responde por corrupção. Ricardo Salgado, que estava acusado por 21 crimes, terá de responder por apenas três de abuso de confiança. O Ministério Público anuncia que vai recorrer.

14 de Abril de 2021

Joe Biden anuncia a retirada total das tropas norte-americanas do Afeganistão até 11 de Setembro.

16 de Abril de 2021

Raúl Castro anuncia a renúncia ao cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano, encerrando mais de 62 anos de governo dos irmãos Castros em Cuba.

19 de Abril de 2021

Inicia-se em Portugal a terceira fase de desconfinamento com a reabertura de mais escolas, lojas, restaurantes e cafés, um levantamento de restrições que não é acompanhado nos dez concelhos onde a incidência da covid-19 é maior.

20 de Abril de 2021

Nos Estados Unidos Derek Chauvin, o ex-polícia que pressionou o pescoço de George Floyd com um joelho durante mais de nove minutos, provocando a sua morte, é considerado culpado. Floyd transformou-se num símbolo da luta contra a violência policial e o racismo nos EUA.

25 de Abril de 2021

Pelo segundo ano, a sessão solene comemorativa do 25 de Abril no Parlamento decorre com restrições, mas ao contrário de em 2020 há pessoas a desfilar na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

29 de Abril de 2021

O primeiro-ministro anuncia que, face aos números da covid-19, foram decretadas cercas sanitárias nas freguesias de São Teotónio e Almograve, no concelho de Odemira, relacionadas com a situação precária em que vivem muitos trabalhadores estrangeiros sazonais, sem condições de habitabilidade. A questão, polémica, seria muito mediatizada ao longo do mês de Maio. É decretada a requisição temporária, “por motivos de urgência e de interesse público e nacional”, do empreendimento ZMar para albergar migrantes.

30 de Abril de 2021

Termina o estado de emergência, que foi declarado 15 vezes pelo Presidente da República.

Maio

7 de Maio de 2021

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge os indicadores de transmissibilidade do vírus estão em queda há um mês. O Reino Unido anuncia que vai pôr Portugal na lista verde dos países seguros. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que esta inclusão é “um reconhecimento pelo esforço feito pelos portugueses”. Em Genebra a OMS manifesta preocupação com a variante do vírus detectada na Índia. A variante indiana do coronavírus já se espalhou por Inglaterra, principalmente nos lares de idosos.

11 de Maio de 2021

Sporting volta a sagrar-se campeão nacional, pondo fim a um hiato de 19 anos, com o treinador Rúben Amorim a aproveitar muito do talento da academia.

15 de Maio de 2021

Guerra alastra. A ofensiva israelita sobre o território palestiniano entra na segunda semana. Há dezenas de mortos. As sedes da Al-Jazira e da Associated Press são bombardeadas.

A missão da sonda chinesa Tianwen-1, em órbita de Marte, fez descer na superfície marciana o veículo Zhurong, o que tornou a China o segundo país, depois dos EUA, a pousar com sucesso no planeta vermelho.

23 de Maio de 2021

Na Bielorrússia, o jornalista Raman Pratasevich é preso em Minsk, após o desvio do avião comercial onde seguia com destino a Vílnius, na Lituânia.

26 de Maio de 2021

Decisão histórica. Um tribunal dos Países Baixos decide que a Shell tem de reduzir as suas emissões de dióxido de carbono e as dos fornecedores em 45% até 2030, tendo como base os níveis de 2019. Muito mais do que a empresa tinha prometido ainda no mês anterior: um corte de 20% das emissões até 2030, para chegar a um quadro de emissões zero em 2050.

29 de Maio de 2021

O Porto acolhe a final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Chelsea. Durante a semana adeptos ingleses invadem o centro da cidade, a maioria sem cumprir as regras de segurança. A oposição critica, face ao risco de saúde pública, e o primeiro-ministro admite que “não correu tudo bem”.

Junho

2 de Junho de 2021

Gouveia e Melo anuncia a criação de uma “casa aberta” para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo de vacinação possam ser vacinadas sem marcação. Posteriormente a idade irá diminuindo.

O Governo anuncia novas medidas de desconfinamento para 14 de Junho, que passam pelo fim de limitações em transportes públicos. No Verão, os eventos familiares terão limitações de pessoas e os bares e discotecas ficarão fechados até final de Agosto. Mais de dois milhões de portugueses têm a vacinação contra a covid-19 completa.

Inaugura a exposição Tudo o Que Eu Quero — Artistas Portuguesas de 1900 a 2020 na Gulbenkian, ponto alto da programação cultural da presidência portuguesa da União Europeia.

3 de Junho de 2021

O Governo britânico anuncia que Portugal vai sair da “lista verde” de viagens devido a novas variantes do vírus e aumento de infecções nas últimas semanas. Uma quarentena de dez dias à chegada ao Reino Unido para quem viajar de Portugal provoca uma debandada de turistas. Num único dia saíram 10 mil de Faro. O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz tratar-se de uma “decisão cuja lógica não se alcança”. “Portugal continua a realizar o seu plano de desconfinamento, prudente e gradual, com regras claras para a segurança dos que aqui residem ou nos visitam.”

4 de Junho de 2021

Inaugura Rapture, a grande exposição do artista e dissidente chinês Ai Weiwei na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

10 de Junho de 2021

Fica a saber-se que a Câmara Municipal de Lisboa enviou, por email, os dados pessoais de três organizadores de uma manifestação anti-Putin à embaixada russa em Lisboa e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia. Nos dias seguintes ficará claro, contudo, que se trata de uma prática recorrente. Na extensa lista de embaixadas que receberam informações da autarquia lisboeta sobre participantes em manifestações contam-se países como a China, o Irão, o Iraque, a Arábia Saudita, Angola, Brasil, Paquistão e Israel.

13 de Junho de 2021

Em Israel Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro que mais tempo esteve à frente do país, sai de cena. O “governo de mudança” é aprovado por uma maioria de deputados no Parlamento, juntando um total de oito partidos.

14 de Junho de 2021

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, assinam o Certificado Digital Covid da UE na presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

16 de Junho de 2021

Portugal começa a emitir os certificados digitais de vacinação contra a covid-19.

17 de Junho de 2021

O Governo decide proibir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa aos fins-de-semana e admite travar a próxima fase de desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19.

22 de Junho de 2021

Na Bielorrússia Alexander Lukashenko avisa que irá deixar de travar a entrada de requerentes de asilo, de drogas e até de material nuclear na União Europeia. “[A UE] exige-nos que os protejamos de contrabando e de tráfico de droga. Até do outro lado do Atlântico ouvimos pedidos de ajuda para impedirmos que material nuclear entre na Europa”, diz o Presidente bielorrusso, citado pela agência noticiosa estatal BeiTA. “Estão a estrangular-nos sistematicamente e colectivamente, estão a arruinar-nos, estão a tentar matar a nossa economia. E esperam que gastemos milhões de dólares norte-americanos para protegermos os seus interesses geopolíticos?”

25 de Junho de 2021

Ministra da Cultura exonera director-geral do Património Cultural. É o segundo director-geral do Património Cultural que a ministra afasta desde a sua chegada ao Palácio da Ajuda, em 2018.

Julho

1 de Julho de 2021

O Governo aplica medidas mais restritivas, como limitação de circulação na via pública a partir das 23h, em 45 dos 278 concelhos, com risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19. Portugal é dos países da UE com mais novos casos diários.

6 de Julho de 2021

O Ministério Público pede a absolvição de Azeredo Lopes, ministro da Defesa aquando o assalto aos Paióis de Tancos. Azeredo Lopes vinha pronunciado por denegação de justiça e prevaricação, abuso de poderes e favorecimento pessoal. No julgamento, que arrancou a 2 de Novembro de 2020 e se prolongou ao longo de 2021, foram ouvidas 200 testemunhas. Além do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, estão também em julgamento o antigo director da Polícia Judiciária Militar Luís Vieira e o ex-porta-voz desta instituição militar Vasco Brazão, bem como elementos da GNR de Loulé.

7 de Julho de 2021

Inaugura-se a grande retrospectiva da artista Paula Rego na Tate Britain. Exposição reúne mais de 100 obras feitas ao longo de 60 anos.

8 de Julho de 2021

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o seu filho Tiago Vieira e dois empresários da confiança do dirigente desportivo, José António dos Santos, conhecido como o “rei dos frangos”, e Bruno Macedo, encarregado da intermediação do regresso de Jorge Jesus ao clube da Luz, são detido no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal. Vieira é suspeito de montar um esquema para desviar dinheiro do Benfica.

A TAP anuncia que vai avançar com um processo de despedimento colectivo.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, declara que a retirada das forças norte americanas no Afeganistão será “concluída a 31 de Agosto”.

9 de Julho de 2021

É atingida a meta de 70% da população adulta vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose.

10 de Julho de 2021

Final da Copa América de 2021. A Argentina é campeã.

Restaurantes de 60 concelhos passam a exigir teste ou certificado ao fim-de-semana.

11 de Julho de 2021

Final do Campeonato Europeu de Futebol de 2020. A Itália é campeã.

Os cubanos iniciam uma série de protestos, os maiores em 30 anos contra o regime comunista. Vários são detidos.

12 de Julho de 2021

Cheias na Europa. A chuva intensa faz 29 mortos na Alemanha e na Bélgica.

13 de Julho de 2021

O Conselho Europeu aprova o Plano de Recuperação e Resiliência português.

24 de Julho de 2021

Abertura dos Jogos Olímpicos, no Japão, numa cerimónia atípica por causa das medidas contra a covid-19.

25 de Julho de 2021

Itália pede ajuda aos Estados europeus para lidar com uma vaga devastadora de incêndios, que durará vários dias e atingirá também a Grécia, a Turquia e a Bósnia.

27 de Julho de 2021

Simone Biles abandona a final colectiva da ginástica artística nos Jogos Olímpicos. E desistirá de mais provas nos dias seguintes. “Tenho de me concentrar na minha saúde mental e não pôr em risco o meu bem-estar. Temos de proteger o nosso corpo e a nossa mente. É uma merda quando se luta contra a própria cabeça”, afirma a atleta.

30 de Julho de 2021

O Governo anuncia o fim da limitação da circulação na via pública aplicada aos concelhos de maior risco de incidência de covid-19. E determina que o teletrabalho deixa de ser obrigatório, que os eventos desportivos vão poder contar com adeptos nas bancadas a partir de 1 de Agosto, que os espectáculos culturais vão passar a poder ter uma lotação de 66% e que os bares e discotecas podem abrir, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes. A DGS recomenda a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos com co-morbilidades.

Agosto

1 de Agosto de 2021

Acabam-se as restrições à circulação a partir das 23h, o comércio, restaurantes e espectáculos regressam aos horários habituais, os bares e discotecas podem abrir.

5 de Agosto de 2021

Portugal soma a quarta medalha olímpica nos Jogos Olímpicos deste ano (é a melhor participação de sempre do país nuns Jogos). Pedro Pichardo arrecada o ouro no triplo salto com a marca de 17,98.

11 de Agosto de 2021

As autoridades regionais sicilianas registaram uma temperatura de 48,8 graus Celsius, numa altura em que o anticiclone apelidado “Lúcifer” está a varrer o país.

14 de Agosto de 2021

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho responsável pela vacinação em Portugal, é recebido por cerca de duas dezenas de manifestantes à porta do Centro de Vacinação de Odivelas. Acusam-no de ser um “assassino”. “O negacionismo e obscurantismo é que são os verdadeiros assassinos”, responde-lhes.

15 de Agosto de 2021

Os taliban tomam Cabul e assumem o governo do país. Ao final da noite, a Al-Jazira mostrava imagens dos combatentes no Palácio Presidencial, subindo escadas e entrando em diferentes salas e gabinetes. O Presidente, Ashraf Ghani, saiu do país dizendo que o fez para evitar “derramamento de sangue”.

30 de Agosto de 2021

O major-general Christopher Donahue, comandante da 82.ª Divisão Aerotransportada dos Estados Unidos, foi o último soldado norte-americano a deixar o Afeganistão, a bordo de um C-17, o derradeiro avião de transporte militar a levantar voo do aeroporto de Cabul, pouco antes do final do prazo para a retirada dos EUA.

Setembro

12 de Setembro de 2021

O uso obrigatório de máscara na rua, que durou 318 dias (foi aprovado a 28 de Outubro de 2020), chega ao fim em Portugal, ainda que com excepções.

15 de Setembro de 2021

Centro Espacial John F. Kennedy, na Florida: a equipa Inspiration4 — um projecto da SpaceX composto apenas por civis, ou seja, sem astronautas profissionais — descola às 20h02 (início de madrugada em Portugal continental), confortavelmente instalada na cápsula Dragon, no topo do foguetão Falcon 9. Era uma ambição de longa data de Elon Musk, dono da SpaceX.

19 de Setembro de 2021

O vulcão Cumbre Vieja entra em erupção na ilha de La Palma, nas ilhas Canárias. Foi ficando progressivamente mais violento. Faz milhares de desalojados.

26 de Setembro de 2021

As eleições autárquicas portuguesas trazem várias surpresas. O PS continua a dominar o mapa autárquico, mas sai das eleições debilitado (perde Lisboa, Funchal, Coimbra). O PSD recupera algum ânimo e Carlos Moedas vence em Lisboa sem que as sondagens o tivessem previsto.

Na Alemanha também é dia de eleições: três candidatos apresentam-se como possíveis sucessores da chanceler, Angela Merkel, que deixa o poder ao fim de 16 anos, numas eleições em que também se joga o futuro da União Europeia. Resultado: o Partido Social-Democrata obtém 25,7% e a CDU/CSU 24,1%, o pior resultado da sua história.

28 de Setembro de 2021

Chega ao fim a task force militar da vacinação contra a covid-19. O vice-almirante Gouveia e Melo deixa a coordenação do processo de vacinação, numa altura em que Portugal tem cerca de 84% da população com a vacinação completa.

Outubro

2 de Outubro de 2021

Trinta e cinco líderes mundiais, incluindo actuais ou antigos chefes de governo e chefes de Estado vêem o seu nome envolvidos na maior fuga de informação fiscal de sempre. Os chamados “Pandora Papers” são 11,9 milhões de documentos obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na sigla inglesa) que expõem a riqueza oculta de numerosas figuras.

4 de Outubro de 2021

A terceira dose da vacina contra a covid-19 vai começar por ser dada em Portugal a pessoas residentes em lares de idosos e maiores de 80 anos, continuando depois por ordem decrescente de idades, à semelhança do que aconteceu na primeira fase da campanha de vacinação, anuncia o Governo.

13 de Outubro de 2021

O Presidente da República avisa que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 “muito provavelmente” conduziria à dissolução do Parlamento e a eleições antecipadas, com “seis meses de paragem na vida nacional”.

15 de Outubro de 2021

David Amess, deputado do Partido Conservador no Reino Unido, morre depois de ser esfaqueado num encontro com eleitores.

22 de Outubro de 2021

A despedida de Merkel: os chefes de Estado e governo da União Europeia passam cinco horas a analisar a subida dos preços da energia e outras cinco horas a discutir a pressão migratória — mas para a história da reunião do Conselho Europeu desta sexta-feira ficam os cinco minutos do discurso de Charles Michel de evocação e homenagem política à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que levou os restantes líderes a levantarem-se para uma ovação em pé.

Em Portugal, o Governo aprova o Estatuto dos Profissionais da Cultura.

25 de Outubro de 2021

Militares sudaneses lançam um golpe contra o Governo. O primeiro-ministro, Abdalla Hamdok, é posto em prisão domiciliária e é forçado a manifestar apoio público à iniciativa militar. O Presidente, Abdel Fattah Al-Burhan, declara o estado de emergência e anuncia a dissolução do Governo. Milhares de pessoas saem à rua.

27 de Outubro de 2021

O Orçamento do Estado para 2022 é chumbado com os votos contra da direita PSD, CDS, IL e Chega, mas também do BE e PCP. Votos a favor foram apenas os do PS, enquanto o PAN e as deputadas não inscritas optam pela abstenção.

O Tribunal de Justiça da UE condena a Polónia a multa recorde de um milhão de euros por dia. Em causa está a Câmara Disciplinar do Supremo Tribunal do país que abre a porta à punição de juízes em função das suas decisões judiciais, o que é incompatível com a lei europeia.

28 de Outubro de 2021

Facebook muda oficialmente de nome. Agora chama-se Meta. É um projecto milionário da empresa para criar um mundo virtual onde as pessoas possam falar “frente a frente” através da utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada.

Novembro

4 de Novembro de 2021

Marcelo Rebelo de Sousa marca eleições legislativas antecipadas para o dia 30 de Janeiro. “Todos dispensávamos mais uma eleição, poucos meses depois de outra, mas é o caminho que temos pela frente para refazer a certeza, a segurança, a estabilidade, ultrapassando esta rejeição do Orçamento.”

5 de Novembro de 2021

O novo decreto da legalização da morte medicamente assistida é aprovado pelo PS, Bloco, PAN, PEV, IL, as duas deputadas não inscritas e 13 deputados do PSD.

Fundação de Serralves vai gerir e programar o MAAT e restante campus cultural da EDP.

Estreia de Glória, primeira série original portuguesa na Netflix.

8 de Novembro de 2021

A pressão na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia atinge um novo pico: milhares de migrantes concentraram-se ali, acompanhados por forças de segurança bielorrussas, com a pressão a estender-se também às fronteiras com a Lituânia e a Letónia.

11 de Novembro de 2021

O comité central do PCC abre caminho para o Presidente chinês perpetuar o seu poder e coloca-o no mesmo pedestal de Mao e Deng. “A liderança de Xi foi decisiva para o grande rejuvenescimento da nação chinesa”, diz o texto da resolução.

14 de Novembro de 2021

A COP26 termina com uma reviravolta de última hora. O Pacto Climático de Glasgow, assim ficará conhecido, prevê a “diminuição” do uso do carvão, mas não a sua eliminação progressiva, como estava previsto. Tudo por causa de uma sugestão de alteração de última hora, apresentada pela Índia, que o presidente da COP26, Alok Sharma, aceitou para não pôr em risco a aprovação de um acordo que, ele próprio, considerou ser “um acordo imperfeito”. Apesar dos avanços nalguns aspectos, todos concordam que este pacto é insuficiente para manter viva a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius até ao final do século.

20 de Novembro de 2021

Fim da produção de electricidade a partir do carvão em Portugal com o encerramento da central termoeléctrica do Pego, em Abrantes.

21 de Novembro de 2021

Em vários países europeus, como Áustria, Países Baixos, Croácia e Bélgica, milhares de pessoas saem à rua contra o regresso das restrições destinadas a controlar a escalada de casos de covid-10. Tornar a vacina obrigatória (a Áustria foi o primeiro país da UE a anunciar que irá fazê-lo) é uma das medidas mais contestadas.

24 de Novembro de 2021

A NASA lançou no espaço a sonda DART com destino a um asteróide, para o atingir e desviar da sua rota. É o primeiro teste de defesa planetária da Terra.

27 de Novembro de 2021

Rui Rio derrota à justa Paulo Rangel e é reeleito líder do PSD. “Ponto final, parágrafo, vamos mudar de capítulo”

29 de Novembro de 2021

Os primeiros 13 casos de pessoas infectadas com a nova variante de SARS-Cov-2 Ómicron são detectados em Portugal. A nova estirpe considerada preocupante pela OMS foi inicialmente identificada na África do Sul e em alguns países da África Austral mas em poucos dias chega à Europa. É o regresso do medo.

Dezembro

1 de Dezembro de 2021

Entram em vigor novas restrições em Portugal de combate à pandemia. Cada passageiro chegado às fronteiras portuguesas tem de apresentar um certificado digital válido e um teste PCR ou antigénio negativo.

2 de Dezembro de 2021

Entra em erupção o vulcão Semeru, na Indonésia, provocando dezenas de mortos.

7 de Dezembro de 2021

A Direcção-Geral da Saúde decide recomendar a vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos, com “prioridade para as crianças com doenças consideradas de risco para covid-19 grave”.

11 de Dezembro de 2021

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, que estava em fuga há quase três meses,é detido na África do Sul, na cidade de Durban, num hotel de luxo.

25 de Dezembro de 2021

A Ómicron alastra em vários países, Portugal não é excepção. A nova variante do SARS-CoV-2 representa mais de 50% dos novos casos de infecção e por isso entram em vigor à meia-noite uma série de novas restrições no país: teletrabalho passa a ser obrigatório, creches, ATL, bares e discotecas têm de encerrar, ficam proibidos aglomerados de mais de dez pessoas na via pública na Passagem do Ano, a lotação nos estabelecimentos comerciais é reduzida. Prevê-se que as medidas de contenção terminem a 10 de Janeiro.

Mais sobre o ano da máscara