Rafael Tonon eleito Melhor Jornalista Gastronómico por guia italiano

Colaborador da Fugas, o jornalista brasileiro vive em Portugal, onde lançou a revista Farta. Autor do livro As Revoluções da Comida, Tonon foi distinguido pelo Identità Golose.

Foto
Rafael Tonon vive em Portugal e escreve para várias publicações no mundo dr

O jornalista Rafael Tonon, colaborador do PÚBLICO, com diversos artigos publicados na Fugas, recebeu o prémio de Melhor Jornalista Gastronómico de 2023 atribuído pelo Guia Identità Golose. O guia italiano, que lançou a sua 16ª edição numa cerimónia realizada esta segunda-feira em Milão, destaca o “ponto de vista sempre apaixonado e incisivo” dos textos deste “brasileiro de Campinas que vive em Portugal, no Porto, escreve sobre cultura alimentar para algumas das publicações mais importantes do mundo […] expressando-se perfeitamente em três línguas”, português, inglês e espanhol.

O jornalista, que tem assinado para a Fugas reportagens em Portugal e em diferentes países do mundo – a mais recente sobre a Costa Rica – é ainda o coordenador do programa de mestrado em jornalismo e comunicação gastronómica do Basque Culinary Center, no País Basco, Espanha, e autor do livro As Revoluções da Comida, editado em Portugal e no Brasil em 2021 e, já este ano, em Fevereiro, em Espanha.

“O livro tem a perspectiva de mostrar como o que comemos tem um impacto muito grande em coisas nas quais muitas vezes nem pensamos”, disse o autor à Fugas na altura do lançamento. “As pessoas acham que a comida é simples ou trivial. E, de certa forma, é, mas por ser tão trivial, nem sempre lhe damos o valor apropriado. Comemos muito por impulso, sem pensar, automaticamente. O livro tenta trazer essas reflexões.” Na mesma entrevista confessava que estava “farto de comer conceitos” e que só queria mesmo “comer e ser feliz”.

Foto
Rafael Tonon a receber o prémio em Itália dr

Em 2022, Tonon lançou, em colaboração com o estúdio de design Another Collective, o primeiro número da revista Farta, que foi inteiramente dedicado às francesinhas. O novo número está já será lançado a 28 de Abril e tem como tema outro ícone português, o frango assado.

Para além da Fugas, Rafael Tonon, que trabalhou como editor na Editora Abril, no Brasil, escreve regularmente para o UOL, onde é colunista da Nossa, o espaço de viagens e gastronomia, e tem uma coluna na revista Viagem. Além disso, é colaborador do site de gastronomia Eater, escrevendo também pontualmente para Folha de São Paulo, Expresso, BBC Brasil, Fine Dining Lovers, Washington Post e para o Gastro Obscura (do site Atlas Obscura).

Foto
Rafael Tonon na cerimónia de entrega dos prémios do guia Identità Golose dr
Sugerir correcção
Comentar