A cozinha da Costa Rica está pronta para o mundo: biodiversidade e multiculturalismo são trunfos

É uma das cozinhas mais subestimadas da América Latina, mas está em curso uma valorização de produtos e técnicas locais. As receitas tradicionais estão a renascer pela mão de alguns chefs.

Foto
Tamal de pejibaye, ketchup de cogumelos e beldroegas DR

Muitos são os turistas que viajam para a Costa Rica em busca de natureza, aventura e relaxamento — a “pura vida” a que os ticos (costa-riquenhos) se referem sobre o estilo de vida optimista que adoptam. Da sua impressionante costa que vai do Pacífico às Caraíbas, dos picos dos seus famosos vulcões até aos húmidos bosques verdes cheios de biodiversidade, o país espremido entre a conflituosa Nicarágua e o bem conectado Panamá tornou-se destino actual de muitos viajantes. Outro grupo procura as ondas fortes da Playa Grande ou das temporadas mais constantes da Região Central. Poucos, porém, são aqueles que colocam a Costa Rica na lista de destinos pela sua farta gastronomia, com produtos cheios de sabor e uma multiculturalidade inigualável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários