Travão ao alojamento local pode afectar quase 60% do mercado em Portugal

Partidos avançam com iniciativas para mexer na lei no Parlamento, mas efeitos podem demorar meses a chegar ao terreno. Acórdão do STJ abrange a esmagadora maioria dos 66 mil apartamentos que estão destinados a alojamento local.

Foto
Apartamentos dominam alojamento local em Lisboa e Porto Nuno Ferreira Santos

Aos administradores de condomínios têm chegado alguns pedidos de condóminos para que seja discutida a prática de alojamento local (AL) nos prédios onde residem, tendo em conta o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que estabeleceu que não é permitida a realização de alojamento local em prédios destinados a habitação. Mas aos mesmos administradores têm chegado também, e em maior número, pedidos de esclarecimentos de proprietários que exploram a actividade em fracções e que estão apreensivos com o impacto da decisão judicial no seu negócio. Em Portugal, perto de 60% deste mercado é composto por apartamentos que podem vir a ser afectados pelas consequências da iniciativa do Supremo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 59 comentários