Crianças assassinadas em escola pertenciam à mesma turma. O que se sabe sobre o massacre no Texas?

Jovem de 18 anos foi abatido pela polícia no local. Presidente dos Estados Unidos quer país a combater lobby das armas.

i-video
Tiroteio no Texas. “Quando é que vamos fazer frente ao lobby das armas?”, pergunta Biden

Dezanove crianças e dois adultos mortos a dois dias de terminar o ano lectivo. É este, por enquanto, o balanço do ataque mais mortífero em escolas norte-americanos dos últimos dez anos — é preciso recuar a 2012 e a Sandy Hook, também uma escola primária. O atirador era um adolescente de 18 anos, Salvador Ramos, que terá actuado sozinho e foi morto pela polícia.

O que se sabe e o que falta saber sobre o ataque:

Salvador Ramos foi identificado pela polícia como o atirador responsável pelo massacre. O jovem de 18 anos entrou na na Robb Elementary School, disparou, e foi abatido enquanto fugia do local. Não são ainda conhecidas motivações para este ataque, com as autoridades a acreditarem que o atirador agiu sozinho.

► Todas as crianças assassinadas esta terça-feira pertenciam à mesma turma, confirma o porta-voz do Departamento de Segurança do estado do Texas, Chris Olivarez, em declarações à CNN. O responsável adianta ainda que as autoridades já conseguiram identificar todas as vítimas e notificar as famílias.

► O ataque foi comunicado às autoridades às 11h32 locais (19h32 em Portugal continental). Dez minutos após o alerta, a escola entrou em lockdown. Aproximadamente uma hora e meia após a primeira comunicação do tiroteio, Salvador Ramos foi abatido pela polícia.

Foto
Joe Biden, acompanhado pela primeira-dama Jill Biden, falou ao país após tiroteio JIM LO SCALZO / POOL

► O Senado não vai levar a votos qualquer legislação sobre as armas num futuro próximo, avançou o senador democrata Chuck Schumer, que afirma saber quer os projectos de lei não vão passar devido à oposição republicana. O líder da maioria do Senado diz que os democratas vão tentar trabalhar com os republicanos, com o objectivo de criar uma legislação bipartidária sobre armas. Mas considera que novos desenvolvimentos são “improváveis”.

► O atirador comprou duas armas no dia do 18.º aniversário. Horas antes do massacre, Salvador Ramos disparou contra a avó, em casa. A mulher está em estado crítico no hospital.

Foto
Publicação de Salvador Ramos no Instagram onde mostra as armas adquiridas no 18.º aniversário Instagram

Salvador Ramos fez publicações nas redes sociais onde mostrava as armas adquiridas para o ataque. As autoridades recuperaram duas AR-15 na escola.

► Sabe-se que Salvador Ramos trabalhava num restaurante da cadeia de fast food Wendy’​s. Em declarações ao New York Times, Adrian Mendez, responsável pelos turnos nocturnos neste estabelecimento, diz que Salvador se colocava à margem dos colegas: “Sabe como os funcionários falam entre si e são amigáveis? Ele não era assim. Acho que ninguém o conhecia a sério.”

Salvador Ramos matou pelo menos 19 alunos e duas professoras. As crianças tinham entre sete e dez anos. Já foram divulgadas algumas informações acerca das vítimas.

Dois polícias foram baleados durante a troca de tiros com o suspeito. Foram ambos transportados para o hospital e nenhum corre risco de vida.

► O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, relembrou que os outros países não têm o mesmo problema com tiroteios, apontando o dedo à indústria das armas: “Por amor de Deus, quando vamos enfrentar o lobby das armas?”. Barack Obama também reagiu. Nas redes sociais, o antigo presidente dos EUA mostrou-se solidário para com as famílias enlutadas e diz que “há muito que passou o tempo para agir.”

► O treinador da NBA, Steve Kerr, também se manifestou em directo na televisão e a sua reacção tornou-se viral. Kerr, indignado e emocionado, disse: “Não vou falar de basquetebol. Quaisquer perguntas de basquetebol não interessam. Temos crianças a serem mortas na escola. Quando vamos fazer algo? Estou cansado, cansado de chegar aqui e oferecer condolências às famílias”.

► As famílias das vítimas no massacre de Sandy Hook — tiroteio numa escola primária em 2012 que provocou a morte a 26 pessoas — voltaram a pedir maior controlo no acesso a armas.

► O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, enviou condolência às famílias das vítimas. “As pessoas da Ucrânia partilham a dor dos familiares e amigos de todas as vítimas e da população norte-americana”, escreveu o Presidente no Twitter.

► O Papa Francisco diz-se “destroçado” com tiroteio e pede mais restrições no acesso às armas.​

► Mesmo após o tiroteio desta terça-feira, o grupo pró-armas NRA vai realizar um evento neste fim-de-semana: lista de convidados inclui o ex-Presidente dos EUA Donald Trump, os senadores republicanos Ted Cruz e John Cornyn, e o governador do Texas, Greg Abbott.

Texto actualizado às 19h10: acrescenta comentários de Schumer e reacção de Obama e Steve Kerr.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários