7 dias, 7 fugas: porta aberta a um céu de cores, festas e beldroegas

Dias cheios no AgitÁgueda, nas Sebastianas de Freamunde e em Tavira a fazer Cenas na Rua. O Porto escancara-se ao Open House, enquanto o Ribatejo e o Alentejo enchem o prato e Lisboa reinventa a street food.

Fotogaleria
The Umbrella Sky, instalação emblemática do AgitÁgueda Adriano Miranda
fugas,teatro,verao,arquitectura,porto,lisboa,
Fotogaleria
O torricado de bacalhau é um dos petiscos servidos pelo 39.º Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana Câmara Municipal de Benavente
fugas,teatro,verao,arquitectura,porto,lisboa,
Fotogaleria
A arruada de bombos é um dos pontos altos das festas Sebastianas, em Freamunde DR
fugas,teatro,verao,arquitectura,porto,lisboa,
Fotogaleria
Grândola promove uma semana gastronómica à base de gaspacho, saladas e beldroegas António Carrapato
fugas,teatro,verao,arquitectura,porto,lisboa,
Fotogaleria
Mentira, a Quanto Obrigas é uma das peças em Cenas na Rua Lionel Balteiro
,Porto de Graham
Fotogaleria
As Caves Graham's fazem parte do roteiro do Open House Porto DR
,Arca Amsterdam
Fotogaleria
Henrique Sá Pessoa é um dos chefs presentes no primeiro Foodtopia DR

Sábado, 2: Foodtopia de rua num jardim lisboeta

“Um banquete de comida e histórias” instala-se no Jardim Botânico Tropical. Alimentado pela popularidade da comida de rua e tendo Alex Atala como embaixador, o festival Foodtopia estreia-se na agenda com um cardápio recheado por mais de 50 chefs portugueses e estrangeiros. Se Atala promete contribuir com esse petisco que são as formigas da Amazónia, os outros são desafiados a imprimir o seu cunho culinário ao formato da street food. Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, Marlene Vieira, Michele Marques, Tony Fox, Jean-Luc Damien-Verdeau e Vincent Farges fazem parte da comitiva. A cozinha-jardim está a funcionar neste fim-de-semana, das 12h às 22h30, fechando meia-hora mais cedo no domingo. A entrada custa 10€ para cada dia, sendo gratuita para menores de 12 anos.

Domingo, 3: Porto de porta aberta

Das Caves Graham's à Quinta dos Cónegos, passando pela Piscina das Marés, pela Ponte da Arrábida, pelo Porto de Leixões, pela Torre dos Clérigos, por uma prisão, uma casa de chá, um farol e uma antiga refinaria, a sétima edição do Open House Porto projecta-se em mais de 70 espaços. Com Casa como tema e quatro cidades no mapa (Porto, Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia), a iniciativa organizada pela Casa da Arquitectura está de portas abertas neste fim-de-semana. Promove visitas em três modalidades: livres, acompanhadas por voluntários ou comentadas por especialistas convidados ou pelos próprios autores dos projectos. Este ano, a curadoria é da arquitecta Graça Correia e do historiador Joel Cleto.

Segunda, 4: colorida e agitada Águeda

Entre 2 de 24 de Julho, qualquer dia é bom para andar pelas ruas de Águeda, de olhos postos num céu enfeitado por milhares de chapéus-de-chuva coloridos. A instalação artística The Umbrella Sky é, há dez anos, emblemática do AgitÁgueda. Mas não é a única à espera de visita: o festival está aberto a intervenções artísticas que podem ir dos bancos de jardim às empenas dos edifícios, passando por video mapping. A música ao vivo é outra parte importante: Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Alphaville, Hermeto Pascoal, Manel Cruz, Bispo e Chico da Tina estão entre os muitos artistas convocados. Artesanato, gastronomia, body painting, estátuas vivas, jogos, um Carnaval Fora d’Horas, uma Mad Parade e (novidade do ano) uma piscina fluvial também concorrem para a agitação. O programa completo pode ser consultado aqui.

Terça, 5: Tavira a fazer cenas

“Francisco gostava de caçar, de andar pela serra, entre as fragas e o mato. Chegava mesmo a falar com os passarinhos. António era um sonhador, um poeta. Gostava de pescar e chegava a falar com os peixes.” Estes irmãos pastores ouviram um dia do pai algo que lhes ficou… Assim se apresenta Mentira, a Quanto Obrigas, a peça do Teatro Regional da Serra do Montemuro que ocupa a antiga lota de Tavira esta noite, às 22h. É uma das muitas Cenas na Rua a que a cidade algarvia anda a assistir. De 1 a 17 de Julho, entre teatro, poesia, música, dança, cinema e humor, o festival dá espectáculo todos os dias, depois de dois anos sem poder fazer cenas. A programação completa está aqui.

Quarta, 6: ao sabor de Grândola

Com três iguarias apenas se faz uma semana gastronómica: gaspacho, saladas e beldroegas. Em Grândola, entre 2 e 10 de Julho, os sabores tradicionais da região são elevados ao estatuto de estrelas das ementas de 11 estabelecimentos do concelho. Açorda de beldroegas com toucinho, gaspacho com carapaus fritos e cerca de 20 saladas fazem parte do cardápio. Além de ter mesa marcada nos restaurantes (mapeados aqui), a iniciativa prevê a realização de um workshop onde se aprende a confeccionar os pratos (na Casa Mostra de Produtos Endógenos, a 9 de Julho).

Quinta, 7: em Freamunde, Sebastianas à vista

Cumprindo uma tradição com mais de 120 anos, que a pandemia ousou interromper, Freamunde (Paços de Ferreira) traz de volta as festas da cidade, conhecidas como Sebastianas por terem origem na devoção religiosa a São Sebastião (entretanto profanada na medida certa). As atracções desta edição, entre 7 e 12 de Julho, vão de um cartaz musical artilhado com Fogo Fogo, Daniela Mercury, Dino D’Santiago, Dealema e Wet Bed Gang à arruada de bombos, aos espectáculos de fogo-de-artifício, às actuações de filarmónicas, a um marcha alegórica com o tema Culturas do Mundo, a um festival de arte pública, à Majestosa Procissão em honra do santo e às ruas decoradas com “com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores”, sublinha a organização. A entrada é livre e toda a informação pode ser encontrada aqui.

Sexta, 8: Samora Correia a comer como um campino

Da marmita dos campinos para o prato, está servido o 39.º Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana, em Samora Correia (Benavente). De 1 a 10 de Julho, tasquinhas representantes de estabelecimentos e instituições locais instalam-se na Praça da República. Entre os seus manjares está o famoso torricado de bacalhau, lado a lado com pataniscas, enguias fritas, tripas assadas e cachola. Para adoçar o palato, estão a postos os cabrestos e o arroz-doce – este, alvo de um concurso. Sevilhanas, animação musical e actuações de grupos etnográficos completam o menu.

Sugerir correcção
Comentar