Sinn Féin segue à frente na contagem de vereadores na Irlanda do Norte

De acordo com os resultados oficiais provisórios, os nacionalistas estão a caminho de ganhar novas eleições depois da primeira vitória de sempre há um ano.

Foto
“Não podemos continuar numa situação em que o voto unionista se vai desagregando”, disse o líder do DUP, Jeffrey Donaldson Clodagh Kilcoyne/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

O partido nacionalista irlandês Sinn Féin lidera a contagem de vereadores que estavam em disputa nas eleições municipais da Irlanda do Norte, que se realizaram na passada quinta-feira, de acordo com resultados oficiais provisórios.

A confirmar-se este resultado será a segunda vitória seguida do partido liderado por Mary Lou McDonald, depois de ter vencido pela primeira vez um sufrágio na Irlanda do Norte em Maio do ano passado.

A direcção do partido relacionou os bons resultados com o apoio da população a que voltem a funcionar as instituições autonómicas norte-irlandesas, suspensas depois de o Partido Democrático Unionista (DUP) se ter retirado delas.

Segundo o Acordo de Sexta-Feira Santa, assinado em 1998 para pôr fim ao conflito entre protestantes e católicos, o partido católico mais votado e o partido protestante mais votado são obrigados a manter um executivo de coligação.

No entanto, como forma de protesto contra o Protocolo da Irlanda do Norte (e o enquadramento de Windsor), negociado pelo Reino Unido com a União Europeia para não criar uma fronteira física entre as duas Irlandas depois da saída britânica da UE, o DUP recusou-se a assumir os seus cargos no governo e no parlamento regionais, levando à sua paralisação.

Depois de dois dias de contagem, com 419 dos 462 lugares atribuídos, o Sinn Féin (católico) tinha 133 cargos de vereador contra 114 do DUP (protestante), enquanto o Partido da Aliança (protestante moderado) somava 59, o Partido Unionista do Ulster (protestante) aparecia com 48 e o Partido Social Democrata e Trabalhista (nacionalista) 37 vereadores. De acordo com o Irish Times, mais 24 vereadores foram eleitos por outras formações políticas.

Só três dos 11 círculos eleitorais deram por concluída a contagem: Lisburn e Castlereagh, Mid Ulster e Armagh, Banbridge e Craigavon. Nesta última, o Sinn Féin foi o partido mais votado por primeira vez. O DUP, por seu lado, manteve o domínio em Lisburn e Castlereagh.

As eleições realizam-se segundo um sistema de representação proporcional em que se decidem os escolhidos para 462 cargos de vereação.

Tendo em conta a evolução histórica da afluência às urnas em outras eleições municipais, a participação no sufrágio de quinta-feira foi ligeiramente superior nas zonas consideradas nacionalistas ou republicanas, ou de maioria católica, e menor nas consideradas unionistas, com predominância de protestantes.

“Vamos ver qual é o resultado final quando termine a contagem e qual é o partido mais importante, mas se o Sinn Féin for o mais votado nas eleições locais acho que, como já dissemos reiteradamente, o unionismo tem de retirar ilações”, reconheceu o líder do DUP, Jeffrey Donaldson.

“Não podemos continuar numa situação em que o voto unionista se vai desagregando”, continuou o político leal à coroa britânica. “O resultado disso é que se oferecem lugares ao Sinn Féin e a outros partidos”, lamentou-se. “O unionismo tem de ver para onde vai e reagrupar-se.”

Sugerir correcção
Comentar