Quinhentas doses de brioche com cabeça de vaca e outras iguarias no Arrebita Idanha Bio

A terceira edição do festival acontece nos dias 1 e 2 de Outubro e leva a Idanha-a-Velha e Penha Garcia mais de 20 chefs e muita música.

Ljubomir Stanisic é uma das estrelas da companhia
Fotogaleria
Ljubomir Stanisic é uma das estrelas da companhia Arrebita Idanha Bio
idanhaanova,restauracao,gastronomia,fugas,turismo,
Fotogaleria
Fotografia da última edição do evento Goncalo Villaverde
idanhaanova,restauracao,gastronomia,fugas,turismo,
Fotogaleria
Fotografia da última edição do evento Goncalo Villaverde

Estufado de javali, sopa de grão, sandes de cozido ou massada de bacalhau: estes são apenas alguns dos pratos de conforto que podem ser provados por todos os que se deslocarem ao Arrebita Idanha Bio. A 3.ª edição do festival decorre nos dias 1 e 2 de Outubro nas aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Penha Garcia.

Um dos destaques da programação vai para a Blues & Fire Party, performance que junta Ljubomir Stanisic e The Legendary Tigerman pela primeira vez após o sucesso do programa Pela Estrada Fora. O rock‘n'roll e blues de Paulo Furtado e Ray, projecto homónimo do músico Luís Raimundo, serve de banda-sonora para os cozinhados de Ljubomir, naquela que será uma estreia do trio em eventos do género.

Foto
Cena da última edição Goncalo Villaverde

O chef do 100 Maneiras irá cozinhar mais de 500 doses do seu brioche com cabeça de vaca biológica, kupus (repolho), rábano picante e maionese demi-glace. A actuação tem lugar no dia 2 de Outubro, a partir das 18h30.

Mais de 20 chefs darão asas à imaginação. No cardápio dos dois dias (consultar aqui) estão propostas como a Barriga de barbo na grelha com batata-doce e legumes assados, do chef Miguel Castro e Silva (Casario/ DeCastro), e a Bochecha de porco com cevadinha de legumes e enchidos, de Arnaldo Azevedo (Vila Foz).

A nomes estrelados como Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), André Cruz (Feitoria), Vincent Farges (Epur) ou Luís Brito (A Ver Tavira) juntam-se jovens que abriram os seus restaurantes na região e ainda uma dupla de cozinheiros da terra, guardiões da gastronomia tradicional local: Domingos, que volta a trazer a sua Sopa de grão, e Lurdes Clemente, com um Ensopado de javali.

Foto
A comida é o grande protagonista Goncalo Villaverde

No evento não faltarão sobremesas, como a Rabanada com caramelo salgado e mousse de café, de Hugo Guerra (Lobo Mau), e o Bolo de laranja e canela, figos em escabeche e requeijão, criação de Ricardo Machado (Mini Bar).

No dia 2, destaque ainda para o mercado de produtores da região e para a possibilidade de comprar pão de fermentação natural da nova padaria artesanal de Lisboa, a Soares & Co.

A entrada é gratuita e os pratos têm o preço único de seis euros.

Sugerir correcção
Comentar