Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

EUA planeiam enviar sistemas avançados de rockets de longo alcance para Kiev. Autarca de Lugansk admite que a Ucrânia já só controla 5% da região. Pelo menos 1500 civis morreram em Severodonetsk, a última cidade de Lugansk sob controlo ucraniano.

Foto
Cidade de Popasna, na região de Lugansk, destruída pelos bombardeamentos russos Reuters/ALEXANDER ERMOCHENKO

Actualizado às 00h20

► Os EUA planeiam enviar sistemas avançados de rockets de longo alcance para a Ucrânia após um pedido urgente de Kiev.

► Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de estar a cometer um “genocídio” no Donbass, onde Moscovo está a deportar e executar civis em massa.​

​► Boris Johnson declarou que “a Rússia está a fazer um progresso lento mas palpável” no Donbass, enquanto o autarca de Lugansk admitiu que a Ucrânia já só controla 5% do território.​

​► Já morreram 1500 pessoas em Severodonetsk, mas as tropas ucranianas continuam a resistir à tomada da cidade. É a última localidade da região de Lugansk sob controlo ucraniano.​

​► Em Dnipro dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas após bombardeamentos russos.

​► O conselheiro presidencial da Ucrânia alertou que a III Guerra Mundial pode começar se a Rússia vencer a ofensiva na Ucrânia, mas acrescentou que a guerra só terminará "de acordo com os termos da Ucrânia".

​► O Kremlin culpou Kiev pelo impasse nas negociações de paz, destacando a falta de clareza do país. Já Zelensky afirmou que a Ucrânia não está desejosa de conversar com Putin, mas que a reunião será provavelmente necessária para acabar com a guerra.

​► Kadyrov, líder checheno e aliado de Putin, ameaçou a Polónia e sugeriu que o país poderia ser invadido pela Rússia, após vencer na Ucrânia. “Para mim, o assunto da Ucrânia está encerrado. Estou agora interessado na Polónia.”

​► A Ucrânia acusou a Rússia de ter colocado 400 a 500 antigas minas da era soviética no mar Negro. As minas à deriva tornam impossível a exportação de mercadorias a partir dos portos ucranianos.

​► O Presidente da Ucrânia criticou a União Europeia pelo bloqueio de novas sanções contra Moscovo, sendo os países europeus dão quase mil milhões de euros por dia à Rússia, em troca de energia. A Hungria é um dos países que se opõe ao embargo total ao petróleo russo.

​► Morreram 3998 civis e 4693 ficaram feridos desde que o início da guerra, confirmou a ONU. A maioria terá sido vítima de bombardeamentos de artilharia pesada e de mísseis de precisão.

► Um dos negociadores russos na Ucrânia, Leonid Slutski, foi nomeado líder do Partido Liberal Democrata da Rússia, de extrema-direita.

​► Slavoj Zizek: “A Europa promete agora ajudar a Ucrânia a transportar os cereais através da ferrovia e camiões — mas isto não é claramente suficiente. (...) Não se trata da Ucrânia, trata-se da fome de centenas de milhões de pessoas em África e na Ásia.”

► Deputados comunistas da região de Primorie, no Extremo Oriente russo, exigiram ao Presidente que retire “imediatamente” as tropas da Ucrânia. “Durante a operação militar, jovens que poderiam trazer grande benefício ao nosso país morreram.”

► A Igreja Ortodoxa da Ucrânia, antes sob jurisdição do Patriarca de Moscovo, cortou laços com a Rússia e diz ser, agora, totalmente independente. “O Consílio condena a guerra enquanto violação dos mandamentos de Deus — “Não matarás!” — e expressa condolências a todos os que sofreram.”

Sugerir correcção
Comentar