O que precisa de saber esta sexta-feira sobre a guerra na Ucrânia

Mais de 900 corpos foram descobertos na região de Kiev após a retirada das forças russas. Adesão da Finlândia à NATO é “altamente provável”, diz ministra finlandesa.

Foto
Cadáveres em Bucha EPA/OLEG PETRASYUK

Actualizado às 22h

▶ O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as tropas vão reforçar as suas investidas contra a capital Kiev em resposta aos ataques que as forças ucranianas têm vindo a levar a cabo contra alvos russos. Ucrânia diz que espera represálias após afundar navio russo.

▶ Mais de 900 corpos de civis foram descobertos na região de Kiev após a retirada das forças russas, disse esta sexta-feira o chefe de polícia regional.

▶ Rússia usou pela primeira vez mísseis de longo alcance na Ucrânia para atacar a cidade de Mariupol, acusa o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk.

Adesão da Finlândia à NATO é “altamente provável”, diz ministra dos Negócios Estrangeiros finlandesa, Tytti Tuppurainen. Kremlin ameaçou com reforço nuclear no Báltico esta quinta-feira.

​▶ Família de soldado britânico capturado na Ucrânia pede a Putin tratamento digno para familiar.

▶ Moscovo determinou a expulsão de 18 funcionários da representação da União Europeia (UE) na Rússia. Represália “injustificada” e “infundada”, responde UE.

▶ A região de Kiev foi alvo de fortes bombardeamentos russos esta manhã. A capital já não era alvo de explosões tão violentas desde que as tropas russas se retiraram da zona. Não há relatos de feridos até agora.

▶ Volodimir Zelensky elogiou no seu discurso à nação a determinação dos ucranianos neste que é o 50.º dia de guerra. Os russos não sabiam “como os ucranianos são corajosos, como valorizamos a liberdade e a possibilidade de viver da forma que desejamos”, afirmou.

▶ O director-executivo do Programa Alimentar Mundial disse que a população em Mariupol está “a morrer à fome” e que a crise humanitária só irá piorar nas próximas semanas.

▶ Cerca de 2,7 milhões de pessoas com deficiência na Ucrânia têm a sua vida em risco, alertou a ONU, com base em relatos de que muitas destas pessoas estão encurraladas ou abandonadas nas suas casas e em centros de apoio, sem medicamentos e outros recursos básicos.

▶ Quase 4,8 milhões de ucranianosfugiram da Ucrânia desde o início da guerra, dos quais cerca de 60% foram para a Polónia, anunciou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

▶ Uma força de 222 militares portugueses das Forças Armadas partiu esta sexta-feira de manhã para a Roménia no âmbito de uma missão de dissuasão da NATO, no contexto de conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

▶ A Ucrânia espera abrir nove corredores humanitários esta sexta-feira, anunciou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

▶ O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, pediu à população para poupar energia de forma a “irritar Putin”, enquanto o país procura reduzir a dependência do gás russo no meio da guerra na Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar