Parlamento exige que Banco de Portugal cumpra a lei e divulgue grandes dívidas

Ferro Rodrigues vai informar o regulador da decisão que foi assumida por consenso na conferência de líderes.

Foto
Presidente da Assembleia da República vai comunicar ao Banco de Portugal que as bancadas concluíram haver uma violação da lei sobre as dívidas à banca daniel rocha

Os grupos parlamentares entenderam, por consenso, que o Banco de Portugal não está a cumprir a lei e que tem de divulgar informação sobre as grandes dívidas à banca, ainda que mantendo o anonimato dos devedores.

A decisão saiu da conferência de líderes extraordinária desta quarta-feira, segundo o secretário da mesa Duarte Pacheco. De acordo com o deputado, as direcções das bancadas parlamentares consideraram que o relatório já publicado pelo Banco de Portugal é insuficiente – “não corresponde nem aos serviços mínimos” do que é exigido por lei.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai agora informar o Banco de Portugal desta decisão. A lei, que entrou em vigor este ano, prevê que o regulador da banca publique, “no respectivo sítio da internet, um relatório com o resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras”. 

Outra questão relacionada com os devedores à banca é o documento que o Banco de Portugal enviou para o Parlamento e que esteve sob reserva até agora. Essa informação será analisada esta tarde pela mesa da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), que decidirá de que forma a vai tornar acessível aos deputados para não violar o sigilo bancário.

Depois da conferência de líderes, da esquerda à direita, as direcções das bancadas parlamentares assumiram aos jornalistas que o Banco de Portugal não está a cumprir a lei no que respeita à divulgação de informação sobre as grandes dívidas aos bancos (aos que tiveram ajuda do Estado) no site, conforme previa a lei.

Transparência com cautela

João Oliveira, líder da bancada do PCP, defendeu que os deputados devem ter acesso “a informação detalhada sobre os grandes devedores à banca” e que o Banco de Portugal “não cumpriu a lei” ao não publicar informação sobre esses devedores “ainda que mantendo o anonimato”.

Para Pedro Filipe Soares, líder da bancada do BE, “os portugueses têm o direito a saber os negócios ruinosos para o erário público”. O dirigente bloquista espera que o Banco de Portugal divulgue a informação em falta e qualificou como um “contratempo” o facto de isso ainda não ter acontecido, em resposta aos jornalistas sobre como é que justifica a falha.

Já o socialista Pedro Delgado Alves não quis qualificar a não divulgação da informação prevista na lei, apesar de concordar que está em falta ainda que a divulgação seja feita com anonimato dos devedores por causa do sigilo bancário.

A mesma argumentação foi apresentada por Adão Silva, vice-presidente da bancada do PSD, que no entanto foi mais incisivo sobre as obrigações do regulador. “O Banco de Portugal não cumpriu essa obrigação”, disse, lembrando que o PSD levou à conferência de líderes um requerimento a exigir que a lei fosse cumprida “num prazo acrescido de dez dias”.

Nuno Magalhães, líder da bancada do CDS, também defendeu a regra da “transparência e da publicidade” nesta matéria, apesar de ter de haver “cautelas” na divulgação da informação. Nuno Magalhães disse acreditar que a COFMA irá encontrar uma “solução equilibrada” para divulgar a informação sem pôr em causa o sigilo bancário.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários