Festa do Cinema Italiano convida actriz Jasmine Trinca e escritor Sandro Veronesi

A 17.ª edição decorre entre 12 e 21 de Abril, em Lisboa, com filmes de Paola Cortellesi, Léa Todorov, Roberto Rossellini, Ettore Scola ou Daniele Luchetti. Segue depois para outras cidades do país.

Foto
Sandro Veronesi esteve em Portugal em 2022 para uma residência artística a convite da Fundação D. Luís I Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
03:12

A actriz Jasmine Trinca e o escritor Sandro Veronesi são dois dos convidados da Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, num programa em que se assinalam, entre outros assuntos, os 50 anos da Revolução de Abril.

O festival de cinema, apresentada esta quarta-feira pela Associação Il Sorpasso, decorre entre 12 a 21 de Abril e arranca com a antestreia do filme Ainda Temos o Amanhã, primeira longa-metragem da realizadora e actriz Paola Cortellesi, que foi um sucesso de bilheteira em Itália e que "aborda o papel das mulheres na democracia".

Este ano, entre os convidados está a actriz e realizadora Jasmine Trinca, que em 2023 venceu o prémio do júri da Festa do Cinema Italiano com o filme Marcel! e que agora estará em Lisboa para uma dupla apresentação: com o filme La Nouvelle Femme, de Léa Todorov, no qual interpreta a pedagoga Maria Montessori, e a série La Storia, de Francesca Archibugi. Por Lisboa vai passar ainda o actor Riccardo Scamarcio, a propósito de A Sombra de Caravaggio, de Michele Placido, no qual interpreta o papel daquele pintor italiano.

Comandante, de Eduardo de Angelis, que abriu em 2023 o Festival de Cinema de Veneza, também faz parte da programação: a sessão contará com o argumentista e escritor Sandro Veronesi, de quem estão publicados em Portugal os livros O Colibri e Caos Calmo, este último adaptado ao cinema por Nanni Moretti.

Entre as sessões especiais programadas destaca-se o documentário Milano - The Inside Story of Italian Fashion, de John Maggio, no qual surgem, entre outros, as actrizes Helen Mirren, Sharon Stone e Frances McDormand, bem como os designers de moda Tom Ford, Gianni Versace, Giorgio Armani.

A Festa do Cinema Italiano vai ainda associar-se aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e assinalar um outro 25 de Abril, aquele que em Itália é considerado o dia do fim da ocupação nazi, em 1945.

A propósito das duas efemérides, o músico Massimo Zamboni, "figura incontornável do punk italiano", apresenta no dia 19 de Abril, no Cinema São Jorge, um espectáculo, em italiano e em português, em torno destas duas datas simbólicas.

A Cinemateca Portuguesa acolherá 11 obras italianas que "pretendem reflectir sobre as conquistas democráticas em Itália e celebrar os valores da liberdade e resistência". Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini, Tão Amigos que Nós Éramos (1974), de Ettore Scola, e O Conformista (1970), de Bernardo Bertolucci, são alguns dos filmes escolhidos.

Nos cinemas Turim e Fernando Lopes acontece o Ciclo Sem Censura, com filmes italianos que "conquistaram o público e deixaram uma marca indelével no imaginário colectivo", nomeadamente Feios, Porcos e Maus (1976), de Ettore Scola, e Profondo Rosso (1975), de Dario Argento.

A 17.ª Festa do Cinema Italiano termina em Lisboa com o filme Confidenza, de Daniele Luchetti, a partir de uma obra do autor Domenico Starnone. Este ano, o festival estender-se-á, até Junho, a mais de 15 cidades portuguesas, entr elas Almada, Alverca, Barreiro, Beja, Funchal, Leiria, Loulé ou Sardoal. Toda a programação disponível em www.festadocinemaitaliano.com.

Sugerir correcção
Comentar