Armeira condenada pela morte de Halyna Hutchins na rodagem de Rust

Hannah Gutierrez-Reed enfrenta 18 meses de prisão, num caso que também envolve o actor Alec Baldwin.

Foto
Hannah Gutierrez-Reed, fotografada durante uma pausa no julgamento Reuters/Gabriela Campos/The New Mexican
Ouça este artigo
00:00
02:02

O júri de um tribunal do Novo México, nos Estados Unidos, considerou nesta quarta-feira que Hannah Gutierrez-Reed, armeira da produção do filme Rust, é culpada de homicídio involuntário. Em causa está a primeira morte em quase 30 anos registada durante a rodagem de um filme de Hollywood.

Após o anúncio do veredicto, a juíza Mary Marlowe Sommer decretou a detenção imediata de Gutierrez-Reed, que enfrenta uma pena de até 18 meses de prisão. A sentença, contudo, ainda não foi proferida.

"Vou ficar bem", declarou Gutierrez-Reed à sua mãe enquanto era levada para a prisão, segundo conta a Reuters.

O júri necessitou apenas de três horas para chegar ao veredicto. Gutierrez-Reed foi absolvida de um segundo crime de que estava acusada, relativo a adulteração de provas.

A 21 de Outubro de 2021, Gutierrez-Reed colocou uma munição real numa réplica de um revólver Colt .45 que o actor Alec Baldwin iria utilizar em cena. Baldwin apontou a arma à câmara e disparou, vitimando mortalmente a directora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o realizador Joel Souza.

O actor nega ter pressionado o gatilho. Será julgado, também por homicídio involuntário, no mês de Julho.

Na quarta-feira, durante as alegações finais do julgamento de Gutierrez-Reed, a procuradora estadual Kari Morrissey declarou que o caso é uma sucessão de "falhas de segurança constantes e intermináveis que resultaram na morte de um ser humano e que quase mataram outro".

Por seu turno, o advogado de Gutierrez-Reed, Jason Bowles, responsabilizou a produção do filme, acusando-a de querer reduzir despesas ao máximo, atribuindo várias responsabilidades em simultâneo à sua cliente durante a rodagem de Rust. Durante o julgamento, Bryan Carpenter, um armeiro com experiência de cinema que foi chamado a depor como perito, considerou que deveriam ter sido contratados vários armeiros para aquela produção, e não apenas um profissional em part-time.

Bowles argumentou ainda que Gutierrez-Reed está a ser utilizada como um "bode expiatório" enquanto a pessoa "menos experiente e menos poderosa" que estava a trabalhar na rodagem do filme.

Sugerir correcção
Comentar