Festa Mundial da Animação estreia em Coimbra a longa-metragem Nayola, de José Miguel Ribeiro

A cidade acolhe a 21.ª edição do evento: cinco dias com um seminário, masterclasses, exposições e os 33 filmes candidatos ao Prémio Nacional da Animação.

Foto
Nayola, de José Miguel Ribeiro DR

A Festa Mundial da Animação decorre, este ano, em Coimbra, e vai fazer, entre esta quarta-feira e domingo, a antestreia pública da longa-metragem de José Miguel Ribeiro, Nayola, atribuir os Prémios Nacionais da Animação e reunir a comunidade do cinema de animação em volta de mostras de filmes, um seminário, masterclasses e exposições temáticas.

O Dia Mundial da Animação – que acontece a 28 de Outubro, a celebrar a primeira projecção pública de imagens animadas realizada em Paris, nesse dia de Outubro de 1892, pelo animador francês Charles-Émile Reynaud (1844-1918) – é comemorado em Portugal desde 2002, um ano após a criação, no Porto, da Casa da Animação, que assume a organização do evento.

Na sequência de uma volta pelo país, o programa centra-se este ano em Coimbra, em colaboração com o festival Caminhos do Cinema Português, o Centro de Estudos Cinematográficos da associação académica da cidade, do Cineclube Fila K e da Casa das Artes Bissaya Barreto.

Se o programa geral da Festa Mundial da Animação decorre entre 28 e 30 de Outubro, o calendário da celebração nacional é este ano antecipado dois dias, para acolher, quarta e quinta-feira, o seminário Freeze Frame, uma iniciativa promovida em colaboração com o Monstra – Festival de Animação de Lisboa. “Debater os temas mais pertinentes que os artistas encontram na criação da obra de arte que é um filme de animação”, diz a organização, é o objecto deste seminário, que, nos dois dias, vai reunir animadores portugueses e alguns convidados estrangeiros a discutir temas associados ao mundo diverso da animação, como a ficção e o documentário, a expressividade, o som e a música. Em complemento, serão apresentadas, nas duas noites, sessões com uma selecção de filmes produzidos nas duas últimas décadas.

A Festa, propriamente dita, abre na manhã de sexta-feira na Casa do Cinema de Coimbra, com a primeira das três secções competitivas do Prémio Nacional da Animação: a primeira diz respeito aos filmes de oficinas de maiores de 6 anos, com a exibição de 14 títulos provenientes de diferentes escolas e centros de animação do país, entre os quais se contam a Casa-Museu de Vilar, os cineclubes de Viseu e de Avanca, ou a Anilupa - Associação de Ludotecas do Porto; a segunda categoria reúne 13 produções também escolares, de maiores de 12 anos, de Portugal mas igualmente vindas da Catalunha e de Inglaterra; na categoria de filmes profissionais, há os seis seguintes títulos a concurso: Ice Merchants, de João Gonzalez; O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves; O Casaco Rosa, de Mónica Santos; Polvo, de Catarina Sobral; Degelo, de Susana António e Filipa Gomes da Costa; e Garrano, de David Doutel e Vasco Sá.

Na sexta-feira à noite (21h30), o realizador José Miguel Ribeiro fará a apresentação da sua nova aventura na animação, a longa-metragem Nayola, que, a partir da peça de teatro A Caixa Preta, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, conta a história de três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil em Angola. Esta sessão será aberta com a apresentação, também em estreia, da curta-metragem de Fernando Galrito, A Independência Começa na Nossa Língua.

No sábado e domingo, serão apresentadas três sessões com outras tantas selecções de filmes do Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda, na Alemanha, o festival convidado este ano. Também no domingo, num programa destinado às famílias, será exibida a longa-metragem irlandesa Wolfwalkers (2020), uma história de humanos e lobos realizada por Tomm Moore e Ross Stewart.

O programa da 21.ª Festa Mundial da Animação inclui ainda quatro masterclasses, dirigidas pelo cartoonista Eduardo Damasceno (Layout, cenários e onde eles vivem); por João Moreira, realizador e voz de O Filme de Bruno Aleixo; pela animadora Rita Sampaio (Da boca de cena à animação) e pelo animador de stop-motion Thiago Calçado (Animação de personagens para longa-metragem).

Na Casa das Artes Bissaya Barreto, podem ser visitadas duas exposições com imagens e documentos dos filmes finalistas do Prémio Nacional de Animação e com serigrafias associadas ao seminário Freeze Frame.

Sugerir correcção
Comentar