Filmes portugueses Nayola e Ice Merchants conquistam prémios no Festival de Guadalajara

José Miguel Ribeiro e João Gonzalez viram-se distinguidos com os galardões de melhor longa-metragem e melhor curta-metragem internacional de animação, respectivamente.

Foto
Nayola, de José Miguel Ribeiro, parte de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto DR

Os filmes portugueses Nayola, de José Miguel Ribeiro, e Ice Merchants, de João Gonzalez, conquistaram os prémios de melhor longa-metragem e de melhor curta-metragem internacional de animação, respectivamente, no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

Nayola, que conta com argumento de Virgílio Almeida a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, é uma história que atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como pano de fundo.

O filme cruza animação em 2D e 3D, e tem produção da Praça Filmes, numa co-produção com Bélgica, França e Países Baixos cujo orçamento ultrapassou os três milhões de euros.

Ice Merchants já havia sido distinguido na Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cannes, em França, com o Prémio Descoberta Leitz Cine para curta-metragem. A terceira curta-metragem de animação de João Gonzalez é um filme sobre um pai, um filho e uma casa num precipício.

De acordo com a Agência da Curta-metragem, Ice Merchants “entra assim na restrita lista de “curtas” elegíveis aos Óscares da Academia de Hollywood para a edição de 2023”.

Sugerir correcção
Comentar