Filme de animação Nayola vai receber apoio de um milhão de euros do ICA

Realizada por José Miguel Ruivo Ribeiro, tem argumento de Virgílio Almeida a partir de Caixa Preta de Mia Couto e Eduardo Agualusa.

Foto
Carla Carvalho Tomás

O projecto de longa-metragem de animação Nayola, dos realizadores José Miguel Ruivo Ribeiro e Jorge António, vai receber um milhão de euros de apoio financeiro, anunciou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

O apoio a esta obra foi anunciado no sítio online do ICA no âmbito do concurso organizado na área de Apoio à Produção de Longas-Metragens de Animação 2014, tendo recaído naquela obra produzida pela Praça Filmes.

A longa-metragem Nayola, realizada por José Miguel Ruivo Ribeiro, tem argumento de Virgílio Almeida a partir do texto original Caixa Preta dos escritores Mia Couto e Eduardo Agualusa, e será co-realizada com Jorge António.

Nos últimos anos, José Miguel Ruivo Ribeiro tem dividido a atividade profissional entre o cinema de animação e a ilustração nas componentes de formação, criação e produção.

Jorge António, formado em produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tem desenvolvido actividade ligada ao cinema e à televisão, tendo trabalhado, entre outros, com Paulo Branco, Cunha Telles.

Também segundo o sítio do organismo sob tutela da Secretaria de Estado da Cultura, vai estar aberto até 24 de Julho deste ano o período de recepção de candidaturas a apoios financeiros no âmbito do fundo bilateral de apoio à coprodução de obras cinematográficas luso-francesas.

Esta iniciativa do ICA de cooperação internacional terá um montante disponível para apoios em 2015 de 1,1 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar