Abi Feijó: “Trabalhar na animação de autor é trabalhar sempre com a corda ao pescoço”

Despertou para o cinema de animação há 45 anos e é hoje uma referência na área. Mas, aos 66 anos, considera que já fez os seus filmes. Em entrevista ao PÚBLICO conta como está a construir um teatro óptico, certo de que o aguardam ainda muitos outros desafios — sempre com a imagem em movimento como fio condutor.

Foto
NEG - 16 julho 2022 - museu animacao - abi feijo fotografado em lousada na sua casa e museu

São cinco da tarde de um domingo e, à beira da piscina na Casa de Vilar, concelho de Lousada, mais de uma vintena de animadores reúne-se para brindar às recentes conquistas do cinema de animação português — entre outros, Laura Gonçalves, que trouxe do festival Animafest Zagreb o grande prémio e o prémio do público, e João Gonzalez, galardoado com o Prémio do Júri da Semana da Crítica em Cannes. No centro dos festejos, um nome que ninguém da área desconhece: Abi Feijó, decano da arte do cinema de animação em Portugal, que, entre outras homenagens, recebeu este ano o Prémio Sophia de Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema. “Um dinossauro da animação”, graceja alguém, contrariado pela ideia carinhosa de outro de que será mais “um avô”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários