Luís Ceríaco, explorador da natureza e de histórias da ciência

No 3.º episódio do podcast Azul, ouvimos o biólogo Luís Ceríaco, curador-chefe do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

museus,multimedia,sao-tome-principe,africa,conservacao-natureza,biologia,
Fotogaleria
O biólogo Luís Ceríaco em trabalho de campo DR
museus,multimedia,sao-tome-principe,africa,conservacao-natureza,biologia,
Fotogaleria
O biólogo Luís Ceríaco na serra da Neve, em Angola DR

No terceiro episódio do podcast Azul, o convidado é o biólogo Luís Ceríaco, curador-chefe do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Especialista em répteis e anfíbios, dá-nos a conhecer como é o seu trabalho, principalmente em África: aos 34 anos, conta já no currículo com a descoberta de 30 espécies novas para a ciência, como um sapo sem ouvido em Angola, serpentes comuns nas casas angolanas, uma lagartixa num rochedo de São Tomé e Príncipe ou uma osga que apanhou boleia durante os Descobrimentos e atravessou o Atlântico até às Américas.

Para lá das colecções de história natural, que estuda e preserva, Luís Ceríaco revela-nos como se pôs à procura das sepulturas de grandes exploradores portugueses dos séculos XVIII e XIX: ainda que tenham dado muito à ciência mundial, os seus nomes permanecem hoje desconhecidos de muita gente. Quando encontrou a sepultura de um desses exploradores, sobreveio a emoção.

Deixamos ainda algumas sugestões de leitura para explorar no site do Azul.


Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Comentar