Família da directora de fotografia, vítima mortal nas filmagens de Rust, processa Alec Baldwin

A acção civil foi aberta no condado de Santa Fé, Novo México, em nome de Matthew Hutchins, marido de Halyna Hutchins, e do filho de 9 anos do casal.

hollywood,eua,cinema,crime,justica,defesa,
Fotogaleria
O advogado Brian Panish deu uma conferência de imprensa, em Los Angeles Reuters/MARIO ANZUONI
hollywood,eua,cinema,crime,justica,defesa,
Fotogaleria
Brian Panish defende que Alec Baldwin deveria ter verificado a arma que matou Halyna Hutchins Reuters/MARIO ANZUONI
,Incidente de tiro com ferrugem
Fotogaleria
Alec Baldwin nega responsabilidades na morte da directora de fotografia Reuters/MIKE BLAKE

A família de Halyna Hutchins, a directora de fotografia que perdeu a vida durante as filmagens do western Rust, entregou em tribunal uma acção de homicídio culposo contra o actor Alec Baldwin e outros, na terça-feira, alegando que desconsideraram várias práticas padrão da indústria destinadas a manter os sets de filmagem seguros.

A acção civil foi aberta no condado de Santa Fé, Novo México, em nome de Matthew Hutchins, marido de Halyna Hutchins, e do filho de 9 anos do casal. “O processo cita Alec Baldwin e outros responsáveis ​pela segurança no local de filmagem e cujo comportamento imprudente e corte de custos levaram à morte trágica e sem sentido de Halyna Hutchins”, declarou o advogado Brian Panish, em conferência de imprensa, em Los Angeles.

Halyna Hutchins foi morta e o director Joel Souza ficou ferido quando um revólver Colt de calibre .45 que Alec Baldwin empunhava, durante um ensaio, disparou uma bala verdadeira. O filme, do qual Baldwin também é produtor, estava a ser filmado no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México.

Aaron Dyer, advogado de Alec Baldwin e dos outros produtores de Rust, defendeu que “qualquer alegação de que Alec foi imprudente é totalmente falsa”. O actor de 30 Rock e Saturday Night Live tem sempre afirmado que lhe disseram que a arma estava “fria”, um termo na indústria que significa que é seguro usar.

“Este protocolo funcionou em milhares de filmes, com milhões de disparos, e nunca antes houve um incidente num set em que uma bala real tivesse ferido alguém”, insistiu o advogado. “Os actores devem poder contar com armeiros e profissionais do departamento de acessórios, bem como directores assistentes, em vez de decidir por conta própria quando uma arma é segura”, acrescentou.

Mas Brian Panish considera que Baldwin tem “uma parcela significativa de responsabilidade” porque foi ele que atirou e acertou em Halyna Hutchins, matando-a. O advogado mostrou uma recriação animada do que ele defende ter acontecido no interior de uma igreja onde os actores estavam a filmar.

O advogado da família de Halyna Hutchins não acredita que a arma estivesse com algum defeito. “A arma não pode disparar a menos que o gatilho seja accionado”, aponta, durante o vídeo. “Ele [Alec Baldwin] estava com a arma. Ele engatilhou o martelo. Ele disparou. Ela foi morta.”

Alec Baldwin disse que engatilhou o martelo da arma, mas não puxou o gatilho. O processo dizia que o actor tinha a responsabilidade de manter o dedo longe do gatilho e não tocar no martelo durante o ensaio. O incidente continua sob investigação pelas autoridades do Novo México, que estão a tentar determinar como é que havia munições verdadeiras no local de filmagem. Nenhuma acusação criminal foi arquivada.

Brian Panish disse que Baldwin deveria ter verificado pessoalmente a arma para garantir que não continha balas reais e que ele não deveria tê-la apontado directamente a uma pessoa.

Além de Alec Baldwin, este processo, em que são pedidas indemnizações não especificadas, inclui cerca de duas dúzias de réus, incluindo a armeira Hannah Gutierrez Reed e o director assistente David Halls.

Sugerir correcção
Comentar