Restaurantes: “Estou numa situação desastrosa mas só vejo oportunidades”, diz Andoni Aduriz

No primeiro dia do evento The Power of Food, em streaming, cozinheiros de vários países partilharam angústias e esperanças. Preparam-se para abrir as portas e para se adaptarem ao novo mundo, ainda desconhecido, que os espera. Andoni Aduriz e Joan Roca foram dois dos participantes do primeiro dia.

Foto
Andoni Aduriz quando veio ao Porto cozinhar no Euskalduna, de Vasco Coelho Santos Anna Costa

Com os restaurantes fechados, chefs e cozinheiros confrontam-se com mil e uma perguntas, das mais pragmáticas às mais existenciais. Iremos sobreviver? Os clientes voltarão, com máscaras e distanciamento social? O modelo que existia ainda faz sentido? Pode um restaurante oferecer a mesma experiência fora das suas paredes? Ainda é possível ser criativo?

Para dar palco (virtual) a todas estas dúvidas e angústias, o simpósio Sangue na Guelra abandonou por agora a sua forma física, devido à pandemia do covid-19, e transferiu-se para a Internet, com o Power of Food, dois dias (4 e 5 de Maio) de conversas transmitidas em directo nas redes sociais e no YouTube.  

Entre portugueses e estrangeiros, com a presença de algumas das maiores estrelas da gastronomia mundial (como os espanhóis Joan Roca e Andoni Aduriz ou os peruanos Virgilio Martínez e Pía Léon), no primeiro dia houve de tudo. Alguns mostraram-se mais pessimistas, outros militantemente optimistas. Muitos acreditam que a pausa forçada é uma oportunidade para reflectir. E todos partilham a preocupação em tentar manter as equipas, pagar os ordenados e, se possível, não falhar aos fornecedores. 

Foto
Alexandre Silva, no restaurante Loco Rui Gaudêncio

“O que pensávamos que era o futuro estava errado”, disse, logo na primeira sessão do dia, Alexandre Silva, que tem o Loco, o Fogo e um espaço no Mercado da Ribeira, todos em Lisboa. “Pensávamos que era investimento, investimento. As empresas eram obrigadas a investir. Hoje temos que zelar para que a empresa tenha condições para, caso isto volte a acontecer, aguentar seis, nove meses, um ano. Em vez de investirmos 99% do que ganhamos, se calhar investimos só 20%.”

Hugo Brito do Boi Cavalo, em Lisboa, reconheceu que muitos restaurantes em Portugal estavam a viver com “uma excessiva dependência do turismo” e que mesmo o seu projecto “tinha evoluído para um modelo que se estava a tornar formal de mais”. Com a crise, disse, “estamos a aproximar-nos do público português do qual nos tínhamos afastado por vários motivos”.

Vasco Coelho Santos, que tem, no Porto, o Euskalduna e o Semea, confessou que nos primeiros dias “não estava com cabeça para fazer nada”, bombardeado por informação vinda de todos os lados. “Foi tudo tão rápido, tão difícil, está a ser uma confusão”, sobretudo para um restaurante como o Euskalduna, que funciona com um balcão , que levou os últimos dois anos “a criar nome”, e estava finalmente a chegar a uma fase de consolidação desse trabalho. “Questiono-me porque é que tão rapidamente ia já meter-me num novo investimento”, confidenciou ainda Vasco. 

Foto
Joan Roca no Algarve, quando participou no festival do hotel Vila Joya Vasco Célio

Mas se Alexandre, Hugo e Vasco são representantes de pequenos projectos independentes no universo da restauração portuguesa, Joan Roca, do El Celler de Can Roca, em Girona, e Andoni Aduriz, do Mugaritz, no País Basco, têm sob a sua responsabilidade dois dos mais importantes e revolucionários restaurantes de Espanha.

“Talvez tenhamos perdido a perspectiva do que somos e de onde estamos, perdemos a perspectiva das coisas”, disse Andoni, para logo de seguida se declarar optimista e entusiasmado com os desafios que agora enfrenta. “Estou possivelmente arruinado, cheio de dívidas, mas com o frigorífico cheio”, explicou, para lembrar as dificuldades que a geração da sua mãe enfrentou e concluir que “a vida é um desafio”.

“Quando uma pessoa tem muita convicção, os problemas fazem-se pequenos. Estou numa situação desastrosa, mas só vejo oportunidades”, declarou. Até porque “se calhar, o mundo em que vivíamos já estava a desaparecer e não nos tínhamos dado conta disso”. 

Joan Roca acredita que o que a pandemia veio mostrar foi que “somos muito vulneráveis e temos que ser muito humildes”. No caso do El Celler de Can Roca, considerado várias vezes como o “melhor restaurante do mundo” (The World’s 50 Best Restaurants), está ainda pensar como reabrir as portas, procurando a melhor forma de não perder o “contacto humano”. “Como é que se pode explicar um vinho com uma máscara posta?”, interroga-se, garantindo, contudo, que “é um desafio a que vamos ter que nos adaptar”.

Os dois chefs espanhóis conversaram com o português André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores, que contou como tem mantido a Taberna a funcionar com take-away, solidariedade com os vizinhos (apoiando os bombeiros que têm o quartel na porta ao lado) e o esforço para levar a casa das pessoas a experiência de uma noite no restaurante.

Foto
André Magalhães da Taberna da Rua das Flores Miguel Manso

É, sem dúvida, altura de fazer contas, mas os chefs não querem abdicar da criatividade – vários disseram que se o futuro fosse o take-away preferiam dedicar-se a outra actividade. Entretanto experimentam outros caminhos e se, na Eslovénia, Ana Rós (do Hisa Franko), que falará esta terça-feira, está a transformar o excesso de leite em gelados, em Modena, Itália, Massimo Bottura reuniu mais de um milhão de pessoas em quarentena para o ver cozinhar todas as noites, a partir de casa, no Instagram.

Reinvenção foi uma palavra que atravessou muitas das intervenções num dia que ficou marcado também por apelos a mudanças no sistema alimentar mundial: o economista britânico Tim Jackson, por exemplo, autor do livro Prosperidade Sem Crescimento, referiu um estudo feito no Reino Unido segundo o qual “pessoas que trabalham na indústria de abastecimento alimentar não conseguem comprar essa comida” e defendeu que não é baixando mais os preços que se resolve o problema mas sim criando “uma cadeia de abastecimento mais justa” que remunere melhor os que nela trabalharam.

Sugerir correcção