Haroldo da Noruega já recebeu alta do hospital e regressa ao trabalho em Abril

O rei estará de baixa por doença até 8 de Abril para descansar e recuperar, informa-se num comunicado.

Foto
Haroldo V subiu ao trono em Janeiro de 1991, após a morte do pai, o rei Olavo V Reuters/RITZAU SCANPIX
Ouça este artigo
00:00
01:41

O rei Haroldo V da Noruega teve alta do hospital depois de ter recebido um pacemaker permanente no início desta semana. A recuperação do monarca está a correr bem, informou a corte real na quinta-feira.

O rei estará de baixa por doença até 8 de Abril para descansar e recuperar, informa-se num comunicado.

Haroldo adoeceu durante umas férias na ilha turística de Langkawi, na Malásia, onde se encontrava com a mulher, a rainha Sónia, tendo sido admitido num hospital local, onde lhe foi diagnosticada uma infecção. O monarca acabou por ser operado e receber um pacemaker provisório para conseguir aguentar o regresso à Noruega.

O rei norueguês fez a viagem, a 3 de Março, apenas um dia após a intervenção, a bordo de um avião médico e foi imediatamente transferido para o hospital de Oslo.

Durante este período, os compromissos reais estão a ser assumidos pelo príncipe herdeiro, Haakon, ainda que nada leve a crer que se esteja diante de uma possível abdicação: Haroldo V já por várias vezes declarou que o cargo é vitalício, pondo de parte a ideia de deixar o trono para o filho antes da sua morte, como fez a rainha Margarida II da Dinamarca, no início deste ano.

No entanto, a débil saúde do monarca faz com que o país esteja atento. Nos últimos anos, Haroldo teve numerosos internamentos hospitalares, tendo sido submetido a uma operação para substituir uma válvula cardíaca, em Outubro de 2020, depois de ter sido hospitalizado com dificuldades respiratórias.

Haroldo V subiu ao trono em Janeiro de 1991, após a morte do pai, o rei Olavo V. O norueguês é trineto da rainha Vitória do Reino Unido e bisneto do rei Eduardo VII do Reino Unido, tal como era Isabel II de Inglaterra.

Sugerir correcção
Comentar