Andrew Tate e irmão novamente detidos na Roménia com mandado britânico

O Tribunal de Recurso de Bucareste deverá decidir nesta terça-feira se os dois irmãos serão extraditados para o Reino Unido ou se ficam na Roménia a aguardar o julgamento por exploração sexual.

Foto
Andrew Tate fotografado em Agosto de 2023, quando foi suspensa a prisão domiciliária Reuters/INQUAM PHOTOS
Ouça este artigo
00:00
04:16

O influencer Andrew Tate e o irmão Tristan foram detidos durante 24 horas na Roménia com base num mandado britânico, informou o porta-voz de ambos nesta terça-feira. O Tribunal de Recurso de Bucareste deverá decidir sobre a extradição para o Reino Unido.

Os dois irmãos britânicos, que se tornaram conhecidos pelos comentários misóginos, foram detidos na noite de segunda-feira por acusações de agressão sexual entre 2012 e 2015. Os detidos negam “categoricamente” as alegações, declarou a equipa de relações públicas de Tate. O mandado foi emitido pelo Tribunal de Westminster, em Londres.

“Os irmãos Andrew e Tristan Tate foram detidos durante 24 horas e receberam um mandado de captura europeu das autoridades britânicas”, afirmou o porta-voz em comunicado. “O Tribunal de Recurso de Bucareste deverá tomar hoje [terça-feira] uma decisão crucial sobre a execução do mandado.” Contudo, o tribunal ainda não decidiu quando se reunirá para tratar do mandado de captura e não divulgou qualquer informação à imprensa.

Tate, que conquistou milhões de fãs ao promover um estilo de vida ultramasculino, foi acusado em Junho, na Roménia, juntamente com o irmão e duas mulheres romenas, de tráfico humano, violação e formação de um grupo criminoso para explorar sexualmente mulheres. Os dois britânicos negam as acusações.

O caso está desde então na câmara preliminar do Tribunal de Bucareste, que tem de decidir quando é que o julgamento começará. A decisão ainda não foi tomada, já que os procuradores estão a acumular processos relativos a Tate. O tribunal deverá igualmente decidir nesta sexta-feira se mantém o arresto dos bens dos irmãos Tate, executado pelos procuradores romenos no início de 2023.

Andrew e Tristan Tate foram mantidos em prisão durante a investigação criminal, desde o final de Dezembro de 2022 até Abril de 2023, para evitar que fugissem do país ou adulterassem provas. Depois, foram colocados em prisão domiciliária até Agosto. Desde então, estão sob controlo judicial, uma medida preventiva mais leve que implica apresentações regulares à polícia, mas podem circular livremente, excepto para sair do país.

A proibição não impede Andrew Tate de continuar a trabalhar através das redes sociais. Apesar de já ter sido banido das redes sociais por diversas vezes, a página no Twitter continua activa e acumula 8,9 milhões de seguidores. A Meta removeu as contas oficiais no Facebook e Instagram, na sequência de uma campanha para retirar Tate da plataforma por violar as políticas da empresa relativas a organizações e indivíduos perigosos. No TikTok também já não tem conta, apesar de continuarem a circular vídeos da sua autoria.

Foto
Andrew Tate e o irmão Tristan ROBERT GHEMENT/LUSA/ARQUIVO

Além dos comentários misóginos na Internet, Tate criou negócios à volta da masculinidade. Fundou uma plataforma no Telegram, a War Room, onde homens ao seu serviço ensinam outros a explorar sexualmente as mulheres. Primeiro, seduzem-nas e depois põem-nas a trabalhar em pornografia, em plataformas como o PornHub ou o Only Fans. Para pertencer ao grupo, disse em tempos o britânico, é preciso pagar oito mil dólares anuais (7319 euros). Em Agosto de 2022, existiam 434 membros, espalhados pelo mundo.

Em Junho de 2023, o tribunal divulgou algumas das mensagens trocadas entre os irmãos Tate e os sócios. “Vamos escravizar estas cabras”, dizia Tristan Tate, nos documentos onde se relatavam também testemunhos das vítimas, incluindo detalhes das cenas de violência sexual.

Além da War Room, o britânico chegou a promover um curso online de coaching para ensinar aos seguidores como devem ser “as interacções entre homem e mulher”. No vídeo de apresentação, dizia que a função do homem é “conhecer uma rapariga, levá-la a alguns encontros, dormir com ela, fazer com que ela se apaixone ao ponto de fazer tudo o que o homem diz, e depois conseguir que se filme para ficarem ricos juntos”.

Tate não só tem negado todas as acusações, como se queixa de que as suas afirmações são retiradas do contexto. No ano passado, numa entrevista à BBC, defendeu só querer o bem para o mundo: “Estou a apregoar o trabalho duro, a disciplina. Sou um atleta, defendo as políticas antidroga, a religião, a abstinência de álcool e a ausência de armas. Sou contra todos os problemas da sociedade moderna.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários