Relatório do projecto da bomba atómica assinado por Oppenheimer será leiloado

Documento histórico de 1945 é assinado por 24 pessoas envolvidas no Projecto Manhattan, incluindo o físico J. Robert Oppenheimer. Leilão termina esta quarta-feira à noite.

Foto
Imagem colorida da detonação teste da bomba atómica, no Novo México, Estados Unidos JACK W. AEBY
Ouça este artigo
00:00
05:12

Na capa do relatório não faltam nomes que nos despertam, a começar pelo de J. Robert Oppenheimer. O documento de 1945 sobre os avanços nos “métodos de utilização da energia atómica para fins militares” segue assinado por outros 23 nomes, além do físico mais conhecido por liderar o projecto da bomba atómica. Entre todos estes cientistas e militares, há assinaturas de vários investigadores laureados com o Nobel, como Enrico Fermi, Isidor Rabi, Harold Urey ou Ernest Lawrence. Esta quarta-feira às 23h30 (hora de Portugal continental), este relatório histórico será leiloado nos Estados Unidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários