Residência: João Rodrigues cozinha num forte do Oeste com chef da “catedral do peixe”

Projecto Residência chega ao Oeste no último fim-de-semana de Agosto com Aitor Arregi, do restaurante basco Elkano, e um street food “festivo” com chefs e produtores da região.

Anafi 1.3.2
Fotogaleria
A próxima Residência de João Rodrigues dá-se a provar no Forte de Paimogo DR
joao-rodrigues,residencia,lourinha,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
João Rodrigues, ex-Feitoria, lançou o projecto Residência em Janeiro Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:10

O projecto Residência, do chef João Rodrigues, anda em itinerância pelo país desde Janeiro e, ao oitavo mês, oitava edição, o encontro gastronómico está marcado para o concelho da Lourinhã, no último fim-de-semana de Agosto.

Dedicado ao património gastronómico da região do Oeste, o programa arranca no dia 26 com um almoço no Forte de Paimogo, sobranceiro ao areal que lhe dá nome, tendo como um dos chefs convidados Aitor Arregi, do Elkano, em Getaria, País Basco. Considerada a “catedral do peixe”, o restaurante tem uma estrela Michelin e ocupa o 22.º lugar dos The World's 50 Best, acrescenta a organização em comunicado.

O menu, claro, será dedicado ao peixe e marisco, “com grelha ao ar livre”, e conta ainda com João Rodrigues, e Jael Martins, da mítica Tasca do Joel, em Peniche, entre o elenco de chefs. No sábado, quem se inscrever para o almoço poderá ainda integrar as visitas a vários produtores que decorrem ao longo do dia: João Vieira, especialista em sementes e cereais, Hortelão do Oeste, Raul Reis (batata) e Porco Saloio.

Foto
Foto
Foto
Aitor Arregi

Já no domingo, o evento muda-se para Porto Dinheiro, “onde a tradição de pescadores serve de mote para um almoço festivo de street food”, com três chefs e um mercado de produtores da região. A liderar os cozinhados estarão João Rodrigues, Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho (uma estrela Michelin), João Simões, do Casta 85, em Alenquer, e Ricardo Raimundo, formador da Escola Superior de Tecnologia do Mar, em Peniche.

No mercado de produtores, marcam presença o Talho das Manas, projecto de quatro irmãs de Torres Vedras, aliado ao Porco Saloio, outro produtor da região; o Hortelão do Oeste, produtor de “mais de 70 espécies” de tomate em Alenquer; Raul Reis, “especialista e produtor da melhor batata da região”; e a Ginja MSR. De manhã, há ainda uma visita aos viveiros de crustáceos.

Foto
Praia de Porto Dinheiro DR

O almoço de sábado, em menu livre, custa 250 euros por pessoa (com harmonização de vinhos), enquanto o almoço e mercado de produtores no domingo custa 60 euros por pessoa (pairing incluído).


Notícia actualizada a 25 de Agosto com alterações à programação prevista para domingo

Sugerir correcção
Comentar