Mais mil milhões de despesa. E todos os partidos aplaudiram

Houve algum político – um só, para amostra – que tenha considerado o aumento uma insensatez, dado o estado da pirâmide demográfica e o défice da Segurança Social?

Após meses horríveis de desgaste político, António Costa apareceu a dar boas notícias: os pensionistas vão ter um aumento intercalar de 3,57% a partir de Julho. Numa altura em que já ninguém esperava tal coisa, o Governo anunciou que irá respeitar a fórmula de cálculo prevista na Lei de Bases da Segurança Social de 2007. Na prática, os pensionistas que ganham abaixo de 5765 euros brutos mensais (convém dizê-lo: um valor astronómico quando comparado com o salário médio português) vão receber em 2023 um aumento que varia entre os 8,4% (pensões mais baixas) e os 7,46% (pensões mais altas).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 78 comentários