Chega requer ao TC inquérito sobre casos que envolvem membros do Governo

Presidente da República pediu ao Parlamento que resolva “emaranhado legislativo” do diploma que regula as incompatibbilidades.

Foto
Partido de Ventura quer que seja aberto inquérito para averiguar legalidade das situações noticiadas Daniel Rocha

O Chega participou ao Tribunal Constitucional os casos conhecidos nas últimas semanas que envolvem membros do Governo, requerendo a abertura de um inquérito para averiguar se “violaram o regime de incompatibilidades” e “se têm condições” para continuar no cargo.

Depois de na semana passada ter anunciado que iria solicitar ao Tribunal Constitucional (TC) a abertura de um inquérito na sequência das notícias que deram conta de que o ministro da Saúde é casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas e sócio-gerente de uma empresa, o Chega alargou o pedido a outros membros do Governo.

Na missiva à qual a Lusa teve acesso e que, segundo fonte do partido, “seguiu na quinta-feira por correio” para o Palácio Ratton, o Chega refere que “foram trazidas a público notícias relativas a outros membros do Governo que terão alegadamente praticado negócios com o Estado, contrariando o disposto na Lei n.º 52/2019”, o Regime do Exercício de Funções por Titulares de Cargos Políticos e Altos Cargos Públicos.

O partido refere situações que envolvem os ministros da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, além da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Floresta, João Paulo Catarino.

“Parece haver indícios suficientes para haver uma averiguação por parte do Tribunal Constitucional se os membros do Governo em causa violaram o regime de incompatibilidades ou não e, consequentemente, se têm condições para o exercício dos cargos para os quais foram nomeados”, defende o Chega.

Assim, o partido liderado por André Ventura requer ao TC que seja aberto um “inquérito para apuramento da verdade e, a confirmar-se, que se proceda à demissão dos membros do Governo em causa”.

Nas últimas semanas, os ministros da Saúde, Manuel Pizarro, da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, entre outros membros do executivo, foram alvo de dúvidas sobre a hipótese de terem violado o regime de incompatibilidades em vigor aplicado a titulares de cargos públicos.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que não tem dúvidas sobre a “probidade” de como os membros do Governo exercem as suas funções e disse que o executivo não se intromete nos diálogos entre Presidente e Assembleia da República.

Nesse mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Parlamento, como tinha anunciado na terça-feira, que reveja o regime jurídico sobre as incompatibilidades e impedimentos de titulares de cargos políticos, caso a Assembleia da República “considere relevante e necessária tal reflexão”.

“Com efeito, o emaranhado legislativo complexo tem suscitado ampla controvérsia na sociedade portuguesa, numa matéria essencial para a confiança dos cidadãos nas instituições, a qual resulta de uma imposição constitucional, dúvidas essas que foram expressas, inclusivamente, pelo Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República”, refere uma nota hoje divulgada no site da Presidência da República.

Sugerir correcção
Comentar