Lei das incompatibilidades: Marcelo pede à AR que resolva “complexo emaranhado legislativo”

Presidente da República enviou, nesta quarta-feira de manhã, o pedido ao Parlamento para que reaprecie a lei das incompatibilidades. PS disponível para ouvir Marcelo, PSD apela à investigação de casos no Governo.

Foto
Parlamento vai receber uma mensagem do Presidente da República para rever uma lei que está em vigor há três anos Daniel Rocha

Depois de ter admitido, na passada semana, recorrer ao Tribunal Constitucional e de ter anunciado, na terça-feira, que iria pedir ao Parlamento para voltar a debruçar-se sobre o texto do regime de incompatibilidades, a carta de Marcelo Rebelo de Sousa a Augusto Santos Silva sobre o assunto chegou ao Parlamento nesta quarta-feira de manhã. O chefe do Estado salienta que o “complexo emaranhado legislativo” que existe sobre direitos e deveres dos titulares de cargos públicos, sobre o regime de interesses, incompatibilidades e impedimentos, assim como o sistema de fiscalização (sob tutela do Constitucional e da futura Entidade para a Transparência) tem “suscitado ampla controvérsia na sociedade numa matéria essencial para a confiança dos cidadãos nas instituições”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários