Portugal eleito o melhor país do mundo para viajar pelos leitores da Condé Nast

É o país preferido para viajar este ano, assim como o segundo mais simpático do mundo. Eis os vencedores dos Reader’s Choice Awards, votados anualmente pelos leitores da Condé Nast Traveler.

Foto
Portugal foi ainda eleito o segundo país mais simpático da Europa nos Reader's Choice Awards 2022 Miguel Manso (arquivo)

E eis que Portugal volta ao topo das escolhas dos viajantes, agora nos Reader's Choice Awards, “prémios” atribuídos anualmente pelos leitores da Condé Nast Traveler, “bíblia” das revistas internacionais dedicadas ao sector das viagens, com edições locais em diferentes países do mundo.

Depois de ter sido eleito o Melhor Destino da Europa na edição regional dos World Travel Awards, Portugal volta agora a ser votado o melhor país do mundo para se viajar, repetindo o primeiro lugar de 2021 nos Reader's Choice Awards, numa eleição que une, pela quarta vez, as preferências dos leitores das edições lançadas nos Estado Unidos e no Reino Unido (neste caso, Condé Nast Traveller, onde os prémios são realizados desde 1998).

Apesar de Portugal ser o único país europeu no top 5 (à frente de Japão, Tailândia, Singapura e Índia), “a Europa dominou este ano a lista” de 48 destinos, com 18 entradas, o que corresponde ao que se foi “ouvindo esporadicamente (e vendo no Instagram) sobre [os destinos] para onde os viajantes têm escolhido ir”, destaca a Condé Nast Traveler.

Portugal foi ainda eleito o segundo país mais simpático da Europa, só ultrapassado pela Irlanda. “A localização de Portugal no oceano Atlântico tornou-o um paraíso para aqueles que procuram saborear a autêntica vida marítima e sua cultura”, detalha a publicação. “Com longas extensões de costa dourada, aldeias aninhadas entre campos de arroz e dunas, e arquitectura dos séculos XVI-XIX, é um país com muito que recomendar, sobretudo os famosos pratos de bacalhau e sardinha grelhada, que se tornaram sinónimos da região.”

Além do Porto e de Lisboa, eleitas a 5.ª e a 8.ª cidades mais simpáticas da Europa, nota ainda para “um conjunto de povoados mais pequenos”, como a “encantadora” aldeia de Marvão, “com as suas muralhas do século XIII”, ou “Amarante, no Norte”. Já os Açores ocupam a última posição do top 10 das melhores ilhas da Europa.

Entre os vencedores deste ano dos Reader's Choice Awards, eleição realizada através de votação online e que, de ano para ano, toma o pulso às tendências e preferências dos viajantes um pouco por todo o mundo nas mais diversas categorias do sector, incluindo Hotéis, Resorts, Cruzeiros, Spas, Cidades, Países, Companhias Aéreas e Aeroportos, destaque ainda para uma mão cheia de unidades hoteleiras portuguesas.

O Six Senses Douro Valley e o Vila Vita Parc ficaram, respectivamente, em 24.º e 25.º lugares na lista de 30 “melhores spas de destino do mundo em 2022”, enquanto o Four Seasons Hotel Ritz Lisbon foi eleito um dos 50 melhores hotéis do mundo (45.ª posição). Já o Anantara Vilamoura Algarve Resort entrou para os melhores resorts do resto da Europa (excluindo a Grécia).

“Apesar dos contratempos e dos atrasos, e um pouco de trepidação, 2022 foi o ano em que realmente abraçámos de novo as viagens, depois de quase dois anos de abstinência forçada”, sublinha a edição britânica dos prémios.

Sugerir correcção
Comentar