Chumbo de Cotrim de Figueiredo para vice-presidente da mesa da AR foi sugerido em reunião de bancada do PSD

Rio lembrou que a Iniciativa Liberal insistia em ficar com três lugares na primeira fila, colocando um dos seus eleitos na bancada do PSD.

Foto
Rui Rio lembrou a atitude de João Cotrim de Figueiredo sobre os lugares no hemiciclo Daniel Rocha

Um dia antes das eleições para a vice-presidência da mesa em que João Cotrim de Figueiredo foi chumbado, Rui Rio revelou aos deputados do PSD que a Iniciativa Liberal (IL) estava a negociar nos bastidores a questão dos lugares na primeira fila do hemiciclo com o PS e que insistia em ficar com um lugar na bancada social-democrata. A atitude de João Cotrim de Figueiredo foi abordada na reunião da bancada na passada quarta-feira à noite e criticada por outros deputados sociais-democratas, segundo relatos ao PÚBLICO.

Na reunião de boas vindas aos deputados sociais-democratas, o líder do PSD referiu que se terá apercebido de que a IL estava a tentar negociar com os socialistas o equilíbrio de lugares na primeira fila, isto depois de o PS ter concordado em dar três ao PCP e dois ao Bloco para haver uma separação em relação aos socialistas. Rui Rio acrescentou que naquele momento decorria precisamente uma conferência de líderes para acertar a questão dos lugares e que a IL insistia em ficar com três lugares na primeira fila, o que obrigava a que um dos seus oito deputados se sentasse na bancada do PSD.

O Chega (com 12 eleitos) teve direito a três cadeiras na fila da frente e há apenas cinco lugares antes do corredor de acesso que separa a ala mais à direita da bancada do PSD. A solução acabou por ser retirar uma das cadeiras à esquerda. O líder social-democrata já tinha manifestado indignação por causa da intenção da IL de mudar a sua bancada para o centro do hemiciclo, passando a situar-se entre o PS e o PSD, o que não conseguiu.

As declarações de Rui Rio não terão incluído nenhuma instrução directa de voto para as eleições da vice-presidência da mesa – em que Cotrim de Figueiredo era o nome indicado – mas surtiram efeito. Outros deputados – como Hugo Carvalho e Firmino Marques – aludiram às eleições do dia seguinte. Firmino Marques terá assumido mesmo que tinha mudado o sentido de voto.

No dia seguinte, o líder da IL foi chumbado com 108 votos a favor, 110 brancos e seis nulos, o que foi uma surpresa. Fontes sociais-democratas admitem que o sucedido na reunião da bancada pode ter contribuído para que sociais-democratas mudassem o sentido de voto.

Os dois nomes indicados pelo Chega – a IL decidiu não apresentar um segundo candidato – foram também reprovados mas esse já era um cenário esperado dado que os deputados à esquerda assumiram que não contribuiriam para eleger candidatos do partido liderado por André Ventura.

Após o anúncio dos resultados, o líder da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias, sugeriu que foi o PSD a inviabilizar a eleição de Cotrim de Figueiredo. No Twitter, Rui Rio reagiu, apontando uma duplicidade nas posições dos socialistas. “Para o PS, perante o chumbo de dois candidatos numa mesma eleição, num caso é um resultado natural, no outro há culpados. Culpados… de votarem. Curiosíssima interpretação de um partido que tem um número de deputados suficientes para sozinho conseguir eleger todos os candidatos.”

Sugerir correcção
Ler 13 comentários