Partir a Operação Lex em dois é inconstitucional, diz Supremo

Decisão de juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça considerada inconstitucional pelos colegas. Magistrado entendia que todos os arguidos excepto um deviam ser julgados em primeira instância.

Foto
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deu esta quinta-feira razão a um recurso do Ministério Público e de dois arguidos da Operação Lex, tendo decidido que a instrução e eventual julgamento deste processo irá decorrer unicamente neste tribunal.

Fica assim afastada a possibilidade de julgar a maioria dos arguidos em primeira instância, como pretendia o conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Sénio Alves, encarregue da fase de instrução do processo. Argumentava este juiz que como o principal arguido, o desembargador Rui Rangel, já tinha sido expulso da magistratura deixara de ter direito a ser julgado no Supremo. Foi por causa da sua qualidade de desembargador e do prestígio que esta função representa que toda Operação Lex tem sido tramitada no Supremo, e não no tribunal de primeira instância.

Mas no entender de Sénio Alves, a expulsão de Rangel da magistratura faria com que quer este juiz quer outros 15 arguidos tivessem de ser afinal julgados em primeira instância, ficando o Supremo encarregado de julgar apenas o ex-presidente do Tribunal da Relação da Lisboa, Vaz das Neves, que entretanto se jubilou. Suspeito de corrupção passiva e abuso de poder por ter alegadamente beneficiado Rui Rangel na atribuição de processos quando foi proferida a acusação do Ministério Público, em Setembro de 2020, Vaz das Neves continuava a ser juiz de um tribunal superior. Ao contrário dos colegas, nunca foi expulso da magistratura, mas apenas suspenso temporariamente de funções.

Sucede que o Ministério Público recorreu desta decisão de separar a Operação Lex em dois processos. O acórdão agora proferido pelo Supremo, e que teve como relatores dois colegas de Sénio Alves, os conselheiros Cid Geraldo e António Gama, recordam que, havendo um arguido no caso que mantém a qualidade de desembargador, Vaz das Neves, o processo deve continuar neste tribunal. A decisão de Sénio Alves de remeter quase toda a Operação Lex para o tribunal de instrução criminal de primeira instância “mostra-se ferido de inconstitucionalidade, por violar o princípio do juiz natural”, que garante a aleatoriedade na distribuição dos processos aos magistrados.

Em Janeiro passado o advogado de Rui Rangel, João Nabais, defendia que seria “mais saudável” que o ex-desembargador fosse julgado em primeira instância e não no Supremo, ao contrário do que pretendia o Ministério Público. Segundo disse então, era preferível alguém ser julgado em primeira instância e poder recorrer para um outro tribunal do que ser o mesmo tribunal (o Supremo) a julgar e a apreciar eventuais recursos que viessem a ser interpostos pelos arguidos.

Também arguida no processo, a ex-mulher de Rui Rangel, a desembargadora Fátima Galante, deixou igualmente de integrar a magistratura judicial, por ter sido aposentada compulsivamente. Para o Ministério Público, não era compreensível nem razoável que um processo com o melindre deste prosseguisse a dois ritmos, em diferentes tribunais.

Além dos três juízes desembargadores, foram acusados de crimes económico-financeiros um empresário de futebol, o então presidente do Benfica e um advogado, num total de 17 arguidos. Dirigido pela procuradora Maria José Morgado o inquérito da Operação Lex centrou-se na actividade desenvolvida por Rui Rangel, Fátima Galante e Luis Vaz das Neves - que, segundo a acusação, utilizaram as suas funções na Relação de Lisboa para obterem vantagens indevidas, para si ou para terceiros. Segundo uma nota da Procuradoria-Geral da República, para que fosse garantido o pagamento das vantagens obtidas pelos acusados, num montante superior a 1,5 milhões de euros, foi requerido na altura o arresto de património.

Enquanto decorria a investigação, o Conselho Superior da Magistratura decidiu expulsar Rui Rangel da magistratura e colocar Fátima Galante em aposentação compulsiva. Já Vaz das Neves jubilou-se em 2016 e foi substituído por Orlando Nascimento, que também já abandonou o cargo.

Rui Rangel está acusado de corrupção passiva para acto ilícito, abuso de poder, recebimento indevido de vantagem, usurpação de funções, fraude fiscal e falsificação de documento e Fátima Galante de corrupção passiva para acto ilícito, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais, enquanto Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, é suspeito de recebimento indevido de vantagem. O empresário de futebol José Veiga, o oficial de justiça Octávio Correia, o advogado José Santos Martins e o seu filho Bernardo Santos Martins, são alguns dos outros arguidos, a par de Bruna do Amaral, ex-namorada de Rui Rangel.

Sugerir correcção
Comentar