Anne Applebaum: “Para Putin, a grande ameaça é uma Ucrânia democrática”

A reedição em Portugal de Gulag, uma História chega numa altura de grande tensão no território em que a jornalista Anne Applebaum se especializou. Pretexto para uma conversa que parte de um livro que já é um clássico para reflectir acerca das intenções de Putin ao ameaçar invadir a Ucrânia: é o medo da democracia, diz ela.

Foto
Anne Applebaum, American journalist and historian, Udine, Italy, 26 January 2019. (Photo by Leonardo Cendamo/Getty Images) Leonardo Cendamo/Getty Images

Anne Applebaum é um nome sobejamente conhecido para quem acompanha a política nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo na ex-Europa de Leste. Jornalista, historiadora, vencedora do Pulitzer com Gulag, livro que acaba de ser reeditado em Portugal, escreveu um artigo na revista Atlantic segundo o qual, ao ameaçar invadir a Ucrânia, Vladimir Putin está a querer que a democracia falhe. O artigo foi publicado no dia seguinte a uma conversa com o Ípsilon em que a jornalista defendeu essa ideia à luz das relações entre os dois países e da História recente da Rússia, onde Putin ganhou estatuto de todo-poderoso.

Sugerir correcção
Ler 69 comentários