Dez programas para viajar em Julho, à boleia da televisão

Enquanto as restrições às viagens reais não se levantam, entram no ar programas para manter desperto o espírito viajante. Do Japão à Nazaré, por entre ondas e sabores, percorrendo cidades ou mergulhando no oceano, aqui ficam dez ideias para entrar em Julho a fazer planos.

viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
Japão, as Quatro Estações DR
viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
Explorar o Egipto com Ranulph e Joseph Fiennes DR
viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
Bob Ballard: A Vida de Um Explorador DR
viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
A Grande Onda da Nazaré Pablo Garcia
viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
A Taste of Italy DR
James Martin
Fotogaleria
James Martin’s Islands to Highlands DR
viagens,fugas,japao,egipto,reino-unido,italia,
Fotogaleria
Os Meus Hotéis Favoritos DR
,Hotéis incríveis: Life Beyond the Lobby - 2ª temporada
Fotogaleria
Hotéis Extraordinários: A Vida nos Bastidores DR
Rádio e Televisão de Portugal
Fotogaleria
Visita Guiada RTP/Divulgação
,Transparência
Fotogaleria
Dora, a Exploradora DR

Em mês de olimpíadas, maratona no Japão 

Das malhas urbanas aos cenários rurais, o país do sol nascente mostra-se na sua diversidade, em imagens aéreas reveladoras de uma civilização que consegue ser, simultaneamente, a mais ultramoderna e a mais reverente às tradições ancestrais. É Japão Desde o Ar, o documentário que abre, a 3 de Julho, toda uma programação do Odisseia motivada pelos Jogos Olímpicos de Tóquio. As tardes de sábado trazem incursões a diferentes vertentes do país, sempre às 16h. Para dia 10, está marcada uma visita aos seus vulcões, em Odisseia Vulcânica: Gigantes Inquietos. A 17 e 24, Japão, as Quatro Estações resume uma viagem de um ano, ao ritmo das estações. O último sábado do mês (dia 31) é ocupado por Tóquio Selvagem, anunciado pelo canal como um testemunho de como “milhões de pessoas na área metropolitana da capital convivem com uma surpreendente variedade de fauna e flora”.

Japão, as Quatro Estações DR
Japão, as Quatro Estações DR
Tóquio Selvagem DR
Tóquio Selvagem DR
Tóquio Selvagem DR
Tóquio Selvagem DR
Fotogaleria
Japão, as Quatro Estações DR

Maravilhas do Egipto

Visto do céu, explorado em jipes, lembrado pelas suas rainhas poderosas ou um faraó “a cores”, o Egipto mostra-se em vários prismas, num ciclo documental preparado para deslumbrar os serões de segunda-feira. A inauguração é feita no dia 12, às 23h, com Tesouros Perdidos do Egipto, uma série documental que desenterra mistérios antigos com recurso a tecnologia recente. No mesmo dia, a seguir, expõe-se o Rei Tutankhamon a Cores, com a promessa de “imagens dramáticas” da descoberta do seu túmulo, intacto, por Howard Carter, há mais de um século, e “com os seus tesouros extraordinários, exactamente como foram vistos no local: a cores”. Nas semanas seguintes, o canal exibirá o Egipto Visto de Cima, uma viagem aérea pelo curso do Nilo; Explorar o Egipto com Ranulph e Joseph Fiennes, em que a dupla vai do Cairo a Luxor em jipes, pernoita na Grande Pirâmide e afina as capacidades de sobrevivência, tendo companhias como aranhas, cobras ou escorpiões venenosos; Viagens no Tempo: As Pirâmides do Egipto, que analisa a raio-x as emblemáticas construções da Antiguidade; e Drenar os Oceanos: Maravilhas Perdidas do Egipto, que simula uma drenagem do Mediterrâneo para investigar a existência de uma metrópole lendária no delta do Nilo.

Egipto Visto de Cima DR
Explorar o Egipto com Ranulph e Joseph Fiennes DR
Explorar o Egipto com Ranulph e Joseph Fiennes DR
Fotogaleria
Egipto Visto de Cima DR

Mergulhos com Ballard

Descobriu as carcaças do Titanic e do Bismarck, liderou mais de 150 expedições, deu a conhecer novas espécies – até há uma esponja carnívora com o seu nome, a Chondrocladia robertballardi –, desvendou segredos dos mares e é, em suma, uma autoridade em oceanografia e arqueologia submarina. E, aos 79 anos, continua em actividade – ainda não desistiu, por exemplo, de localizar o avião de Amelia Earhart. Robert Ballard, ex-oficial da Marinha norte-americana e emérito explorador norte-americano, “revela as histórias mais exclusivas por detrás das suas descobertas incríveis e partilha os seus triunfos pessoais e os desafios e tragédias que o levaram até eles” em Bob Ballard: A Vida de Um Explorador, o documentário que o National Geographic estreia a 25 de Julho, às 22h30. Inclui imagens inéditas, escolhidas entre horas de gravações feitas ao longo de décadas, muitas delas ao leme do seu Nautilus.

Bob Ballard: A Vida de Um Explorador DR
Bob Ballard: A Vida de Um Explorador DR
Fotogaleria
Bob Ballard: A Vida de Um Explorador DR

A Grande Onda da Nazaré

Garrett McNamara, a onda gigante e a história que correu mundo e apontou o foco para a Nazaré. Eis o trajecto da série documental em seis partes que a HBO Portugal se prepara para estrear a 19 de Julho. Realizada por Chris Smith, aborda a façanha do surfista norte-americano que, desafiado pelos nazarenos, ousou surfar uma perigosa e potencialmente fatal vaga de 30 metros, e cruza-a com o impacto que essa façanha teve ao “transformar a vila piscatória num destino de surf de excelência”, explica a sinopse. A Grande Onda da Nazaré não se fica por Portugal, viajando por quatro continentes para narrar a jornada de McNamara em busca da grande onda perfeita.

Itália, da paisagem ao prato

Esta sugestão vai para quem gosta de viajar com o paladar ao leme e, especialmente, para os adeptos da gastronomia italiana. Lucca, Sulmona, Livorno, Campobasso, Orvieto, Bari, Viterbo e Lecce fazem parte da rota traçada pela chef britânica Nisha Katona em A Taste of Italy, uma série em que a busca de inspiração culinária não é o único ingrediente. A história, a arquitectura, as paisagens e a cozinha de Itália harmonizam-se na série que o canal Casa e Cozinha estreia no dia 14 de Julho, às 18h, para saborear de segunda a sexta-feira. 

Pelos caminhos das Ilhas Britânicas

Na ementa do Casa e Cozinha para Julho está a estreia de outro programa conduzido por um cozinheiro e com o mesmo espírito de descoberta através do palato, mas com o Reino Unido como cenário. O anfitrião é o chef James Martin, que se presta a preparar iguarias “nas montanhas, na costa e na praia”, à medida que prossegue em busca “das melhores histórias gastronómicas e dos melhores produtores locais”. Entre gelado, marisco, guisados, croquetes e outros petiscos, James Martin’s Islands to Highlands vai da Cornualha à Irlanda do Norte, passando por Jersey, Dorset, Oxford, Gales do Sul, Peak District e Yorkshire. O roteiro é inaugurado no dia 26, às 18h, com emissão de segunda a sexta.

Foto
James Martin’s Islands to Highlands DR

Um cronista, muitos (e exclusivos) destinos

O cronista social Esteban Mercer dá largas ao seu fascínio por tudo o que seja exótico ou glamoroso fazendo check-in em hotéis de todo o mundo que cumpram estes atributos. Julho traz novos episódios d’Os Meus Hotéis Favoritos logo a partir de dia 1. O périplo vai do exclusivo Baha Mar, nas Bahamas, ao requinte do Hermitage, no Mónaco, passando pelo Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort, em plena selva tailandesa e no coração do chamado Triângulo Dourado. Para ver no Casa e Cozinha, de segunda a sexta, às 11h30, e ao fim-de-semana, às 13h30, com repetições ao longo da semana.

Foto
Os Meus Hotéis Favoritos DR

Entranhados em hotéis

E se víssemos os hotéis mais icónicos, peculiares ou luxuosos não na perspectiva do hóspede, mas de quem lhes percorre as entranhas, espreitando o mecanismo logístico e humano para além do lobby? Foi este o desafio que levou o jornalista Giles Coren e a chef Monica Galetti a percorrerem o mundo para mostrar Hotéis Extraordinários: A Vida nos Bastidores. Ao lado dos funcionários e com acesso a áreas restritas, revelam as manobras invisíveis que diariamente proporcionam experiências ímpares aos viajantes. Quem não apanhou esta série documental quando passou, recentemente, na RTP2, tem a segunda temporada à espera na RTP Play. Primeiro destino: The Brando, um resort na Polinésia Francesa onde a pernoita fica na ordem dos milhares de euros. Situado em Tetiaroa, deve o nome a Marlon Brando, actor que comprou a ilha com o cachê do filme Revolta na Bounty. O mapa continua por Omã, Suíça, Irlanda, África do Sul e Chile.

Ir para fora cá dentro 

Também na RTP Play, está disponível um dos programas do canal público que mais tem passeado pelo património de Portugal, com a vantagem de ir falando com quem conhece bem os sítios e está em condições de revelar histórias e segredos que ficam de fora de uma visita tradicional. É a Visita Guiada de Paula Moura Pinheiro. A temporada mais recente do magazine – a 11.ª – começa na vila raiana de Freixo de Espada à Cinta e segue por outros tesouros como a Baixa Pombalina, o Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), o Theatro Circo de Braga ou as levadas da Madeira.

Foto
Visita Guiada RTP

Pequena exploradora também no mapa

Os pequenos viajantes não são esquecidos: no Nick Jr., Dora, a Exploradora tem direito a uma maratona de quatro horas com episódios especiais de 44 minutos. A viagem está marcada para o fim-de-semana de 10 e 11 de Julho, a partir das 11h10. A protagonista é uma menina que viaja para resolver enigmas, de mochila falante às costas, apoiada no seu mapa, acompanhada pelo amigo macaco e pedindo ajuda aos telespectadores. A famosa personagem está no ar desde 1999, quando apareceu pela primeira vez na série infantil do canal Nickelodeon. Em 2019, saltou para o cinema num filme em live-action, com realização de James Bobin e argumento de Nicholas Stoller e Matthew Robinson.

 

Sugerir correcção
Comentar