Mediterrâneo: pelo menos 43 migrantes africanos morreram no primeiro naufrágio de 2021

A ONU pede que se reiniciem as operações de busca e salvamento nesta zona de travessia marítima.

Foto
Membros da Organização Internacional para as Migrações (IOM) ajudam os sobreviventes resgatados em Zuwahra. IOM

Pelo menos 43 migrantes da África Ocidental que tentavam entrar na Europa morreram afogados junto à costa da Líbia na terça-feira. O barco, no qual embarcaram na madrugada de terça-feira em Zawya, terá virado devido à forte ondulação depois de o motor deixar de funcionar, poucas horas depois da partida. É o primeiro naufrágio de 2021 no Mediterrâneo central, reportou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira.

​Dez sobreviventes forem resgatados e levados para terra pela segurança costeira em Zuwahra, revelaram num comunicado conjunto a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)​. 

Os sobreviventes, na sua maioria da Costa do Marfim, da Nigéria, do Gana e da Gâmbia, reportaram que as vítimas mortais eram homens de países da África Ocidental. As organizações prestaram assistência aos migrantes resgatados, incluindo alimentação, água e exames médicos.

A Líbia, devastada pela guerra, é a principal rota para migrantes que querem chegar à Europa. As agências da ONU pedem a reactivação das operações de busca e salvamento no Mediterrâneo lideradas pelo Estado, o fim do reencaminhamento de migrantes para “portos inseguros”, o estabelecimento de um mecanismo de desembarcação seguro e previsível e uma maior disponibilidade dos Estados europeus para acolher um maior número de refugiados. Falhas que embarcações comerciais, e de organizações não-governamentais, têm tentado colmatar apesar dos seus recursos limitados.

Centenas de pessoas perderam a vida no ano passado a tentar atravessar o Mediterrâneo central, onde ocorreu o maior número de fatalidades numa única viagem migratória a nível mundial. O OIM e o ACNUR temem que, devido à capacidade limitada de monitorizar as rotas, o número real de vítimas mortais no Mediterrâneo central em 2020 tenha sido ainda mais elevado.

A situação dos migrantes e refugiados na Líbia continua extremamente precária, com detenções e apreensões arbitrárias nas piores das condições. Muitos são explorados por traficantes e contrabandistas, capturados para resgate, torturados, e abusados.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários