Fugas: 20 fotogalerias para espairecer e alargar os horizontes em 2021
Na Fugas, a fotografia é rainha porque os olhos também viajam. Ao longo do ano, publicamos dezenas de fotogalerias que nos fazem dar muitas voltas ao mundo. Aqui, escolhemos 20 para espairecer: é que por vezes, e especialmente em 2020, uma fotografia pode valer por mil viagens.
Noite fria, um abraço a ver as luzes da cidade, as nossas saudades de abraços
Fotografia de Tobias Baumgaertner, uma das vencedoras dos Ocean Photography Awards, é uma das imagens icónicas do ano. É um abraço oceânico, uma fábula com pinguins-fada, que se nos faz pensar nos animais também parece tornar-nos mais humanos, levantando ondas nas nossas vidas, nas nossas saudades. Espreite as imagens extraordinárias de outros vencedores da competição.
"A melhor foto de 2020": um pastor português e Díli entre os 50 finalistas mundiais
A fotografia de um pastor pelo veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar não venceu a competição "Best Photo Of 2020” da aplicação Agora. Mas quem resiste a este prodígio? No concurso, também outro português, João Galamba. Viaje por esta fotogaleria impressionante, que inclui o vencedor, o venezuelano @donaldobarros com uma fotografia marcante do seu país.
FugasPorPortugal, 30 olhares para o nosso interior
Ao longo do ano, o Instagram da Fugas não pára: diariamente, os viajantes e instagrammers da comunidade Fugas partilham imagens incríveis do país e do mundo. Este ano, lançamos a tag FugasPorPortugal com o desafio Vamos Partilhar Portugal: são milhares e milhares de descobertas e redescobertas: espreite aqui. A fotogaleria abaixo é apenas um pequeno exemplo, a servir de aperitivo e com os olhos virados para o nosso interior.
Lá no alto da serra da Estrela mora a solidão dos pastores
Cumprem o ritual secular da transumância, em busca de pastos mais verdes. Tiago Cerveira, um jovem “filho” da serra, fotografou um dia na longa solidão destes pastores, aqui cortada pela presença dos visitantes.
Entre as melhores fotos panorâmicas do mundo há Madeira, Açores e um relâmpago no Douro
São os Epson International Pano Awards, a maior competição de fotografia panorâmica do mundo. Nesta galeria dos melhores do concurso, entre os finalistas, um Douro relampejante surge graças a Mara Leite.
Fotógrafo de Natureza do Ano: uma lebre “sonhadora, curiosa, cuidadosa, amedrontada” venceu a corrida
“O sonho de uma lebre” por Peter Lindel, uma imagem que surge depois de meses de investigação, contou. Foi preciso encontrar uma estrada de terra batida, escolher a mais bela luz da manhã, a vegetação a condizer e... uma toca de três lebres. Venceu o concurso da Sociedade Alemã para a Fotografia de Natureza.
O abraço de um tigre a uma “floresta mágica”: as melhores fotografias de vida selvagem do ano
A “imagem etérea” de uma fêmea de tigre-siberiano abraçada a um abeto-da-Manchúria valeu a Sergey Gorshkov o grande prémio do Wildlife Photographer of the Year, o maior concurso de fotografia da vida selvagem do mundo, organizado pelo Museu de História Natural de Londres. Uma grandiosa viagem fotográfica tão informativa quanto naturalmente cativante.
As melhores fotografias de paisagens do ano
No International Landscape Photographer of the Year 2020, uma volta por paisagens extraordinárias, entre a luz e a escuridão, recantos que só de olhar nos alargam os horizontes.
Na serra da Penoita, terra dura e linda, vivem pastores, pedras e cinzas
Adriano Miranda queria retratar a Penoita, mas passava sempre ao lado. Por fim conseguiu. Uma terra castigada mas onde não falta vida e uma natureza que resiste, com os seus pastores. São planaltos sagrados onde uma pedra não é apenas uma pedra.
Unhas surrentas de terra e vinho a escorrer pela pele
A Voz do Dão - O diálogo da uva e do vinho por Adriano Miranda e Nuno André Ferreira. “As imagens de Adriano Miranda e de Nuno André Ferreira mostram-nos o Dão autêntico, cru, sem filtros nem preconceitos. Nem tudo é bonito nesse mundo.”
A luz e a sombra nas montanhas mágicas de Mário Cunha
O Gerês pelo biólogo e fotógrafo Mário Cunha, em que a natureza não será apenas um pano de fundo. As fotografias de Cunha são um hino à persistência e à paciência. Um projecto que dura há mais de um ano, caminhada a caminhada.
Um português entre flamingos e as melhores fotografias de viagem do mundo
Estes flamingos fotografados no Quénia por José Fragozo receberam menção especial no Travel Photographer of the Year, um dos maiores concursos de fotografia de viagem do mundo.