Fotogaleria

As melhores fotografias de paisagens do ano

É deixar o olhar voar por paisagens extraordinárias do mundo, da Islândia à Noruega, Suíça, Rússia, EUA ou Namíbia (e mais). São os vencedores do concurso de fotografia International Landscape Photographer of the Year 2020.

Noruega Kelvin Yuen, Fotógrafo do Ano
Fotogaleria
Noruega Kelvin Yuen, Fotógrafo do Ano

Foram revelados os autores das melhores fotografias de paisagem de 2020. Entre 3800 inscrições, o júri desta sétima edição do International Landscape Photographer of the Year escolheu o jovem Kelvin Yuen (24 anos, Hong Kong) como o melhor fotógrafo (elegíveis portefólios com o mínimo de quatro fotos).

Kelvin começou há meia dúzia de anos. Na altura, pedia uma máquina emprestada ao primo para explorar o pico Lion Rock, "apenas uma montanha" no seu "quintal". "Foi a minha primeira caminhada acima das nuvens e a vista do pico inspirou-me. Apaixonei-me pela natureza. Ao trabalharmos na natureza tenho de lidar com muitas condições incertas, por exemplo, fotografar sem dormir, durante tempestades, explorar áreas sem quaisquer trilhos definidos, até safar-me de um carro que fica preso na lama", conta Kelvin Yuen, que cresceu numa cidade (Hong Kong) e que tem passado maior parte do tempo livre nas montanhas e ao redor do mundo — hoje é fotógrafo de paisagem profissional a tempo inteiro. O segundo lugar foi para Joshua Snow (EUA) e o terceiro para a italiana Isabella Tabacchi.

O autor da melhor fotografia é o alemão Kai Hornung, que se apaixonou pela fotografia de paisagem em 2016, durante uma viagem de trabalho à Irlanda. A foto vencedora mostra uma zona montanhosa na Islândia. O segundo lugar ficou para Dipanjan Pal (Índia) e o terceiro para Chance Allred (EUA).

À semelhança das anteriores edições, o concurso inventou ainda alguns prémios especiais "para manter as coisas interessantes". Prémio The Dark & Moody (Grant Galbraith, Austrália), Prémio The Amazing Aerial (Gheorghe Popa, Roménia), Prémio The Snow & Ice (Hong Jen Chiang, Taiwan), Prémio The Night Sky (Himadri Bhuyan, Índia) e Prémio The Incredible Horizon (Evan Will, Canadá).

O júri do concurso incluiu figuras e fotógrafos como David Burnett (co-fundador da Contact Press Images), Tim Parkin (editor da revista On Landscape), Jim M Goldstein, Kaye Davis e Oleg Ershov (vencedor do concurso em 2019) ou Peter Eastway (presidente do júri). Os vencedores e melhores imagens são apresentados em livro especial, disponível no site do International Landscape Photographer of the Year

Escócia
Escócia Kelvin Yuen, Fotógrafo do Ano
Itália
Itália Kelvin Yuen, Fotógrafo do Ano
Utah, EUA
Utah, EUA Kelvin Yuen, Fotógrafo do Ano
EUA
EUA Joshua Snow, segundo lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
EUA
EUA Joshua Snow, segundo lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Argentina
Argentina Joshua Snow, segundo lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
EUA
EUA Joshua Snow, segundo lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Rússia
Rússia Isabella Tabacchi, terceiro lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Rússia
Rússia Isabella Tabacchi, terceiro lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Suíça
Suíça Isabella Tabacchi, terceiro lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Namíbia
Namíbia Isabella Tabacchi, terceiro lugar (categoria Fotógrafo do Ano)
Islândia
Islândia Kai Hornung, vencedor da Melhor Fotografia
Islândia
Islândia Dipanjan Pal, segundo lugar (categoria Melhor Fotografia)
EUA
EUA Chance Allred, terceiro lugar (categoria Melhor Fotografia)
Grant Galbraith (Prémio Dark and Moody)
Gheorghe Popa (Prémio Amazing Aerial)
Evan Will (Prémio Incredible Horizon)
Hong Jen Chiang (Prémio Snow & Ice)
Himadri Bhuyan (Prémio Night Sky)
Sugerir correcção