Portugal Melhor Destino da Europa nos “óscares” do turismo pelo quarto ano consecutivo

Portugal soma 26 prémios na edição europeia dos World Travel Awards. Lisboa, Porto, Algarve e Açores estão entre os destinos vencedores. Entre as “estrelas” incluem-se ainda a TAP, os Passadiços do Paiva e o Dark Sky Alqueva.

Fotogaleria
Em ano de pandemia e quase pausa no turismo, Portugal volta a conquistar o prémio de melhor destino da Europa Paulo Pimenta
Fotogaleria
Melhor destino escapadelas urbanas ("city break"): Porto Nelson Garrido
Fotogaleria
Melhor destino insular: Madeira Gregorio Cunha
Fotogaleria
Destino turismo de aventura: Açores Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Mesmo com cruzeiros parados desde Março: Lisboa é melhor porto e destino de cruzeiros. Tem também o melhor organismo oficial de Turismo de cidade, o Turismo de Lisboa Nuno Ferreira Monteiro
Fotogaleria
Algarve é o melhor destino de praias da Europa. Na imagem, vista aérea Cacela Velha, Fábrica DRCM VRSA
Fotogaleria
Dark Sky Alqueva ganha dois "óscares: melhor projecto de desenvolvimento turístico e Prémio Turismo Responsável Nelson Garrido
Fotogaleria
Passadiços do Paiva somam e seguem: melhor atracção Turística de aventura Nelson Garrido
Fotogaleria
Melhor hotel de luxo da Europa: Belmond Reid's Palace DR
Fotogaleria
Melhor resort tudo-incluído: Pestana Porto Santo DR
Fotogaleria
Melhor enoturismo: L'AND Vineyards DR
Fotogaleria
Melhor boutique hotel: Sublime Comporta DR
Fotogaleria
Boutique hotel de luxo: Valverde Hotel DR
Fotogaleria
Melhor resort insular: Vila Baleira Resort? DR
Fotogaleria
Melhor design hotel: 1908 Lisboa Hotel DR
Fotogaleria
Lifestyle hotel: Pestana CR7 Lisboa? DR
Fotogaleria
Lifestyle resort: Conrad Algarve DR
Fotogaleria
Hotel e vilas Luxo: Dunas Douradas Beach Club DR
Fotogaleria
Resort mais romântico: Monte Santo Resort DR
Fotogaleria
TAP com três óscares: melhor companhia para África e América do Sul, melhor revista de bordo (UP) Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
O prémio de melhor empresa de gestão hoteleira foi para a portuguesa Amazing Evolution (na foto, a CEO, Margarida Almeida) RICARDO CAMPOS

Portugal foi eleito pelo quarto ano consecutivo como o melhor destino da Europa na edição 2020 dos World Travel Awards, segundo os resultados divulgados no domingo à noite.

Conhecidos como os “óscares” do turismo, os World Travel Awards são atribuídos pelos profissionais do sector e através de uma votação online que decorreu até 25 de Outubro. A cerimónia em que são divulgados os vencedores aconteceu, este ano e de forma excepcional, num formato online devido à pandemia.

Da extensa lista de prémios Portugal arrecadou 26, entre eles a cidade do Porto, com o galardão de Melhor Destino Escapadela Urbana (“City Break”) da Europa, e Lisboa eleita como melhor destino e porto de cruzeiros (apesar de estes estarem suspensos desde Março).

O Algarve voltou a ser o melhor destino de praia, a Madeira o melhor destino insular e os Açores foram distinguidos como com ó “óscar” europeu do turismo de aventura. Ao todo, Portugal enviou cerca de seis dezenas de candidaturas este ano. 

“É com particular orgulho que recebemos este prémio, neste ano atípico”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e Transição Digital.

“É mais uma prova da confiança internacional no nosso destino e um reconhecimento de que os atributos de Portugal permanecem intactos e prontos a ser descobertos por todos quantos nos desejam visitar, sempre respeitando as regras definidas pelas autoridades”, acrescentou. Para Rita Marques, “saúde, protecção e confiança são sinónimos inquestionáveis da oferta turística nacional”.

No dia 27 serão conhecidos os prémios da edição mundial.

Na edição deste ano, além de vários hotéis e resorts, foram ainda reconhecidas iniciativas e entidades como o projecto Dark Sky Alqueva (com dois prémios: desenvolvimento turístico e turismo responsável) e os Passadiços do Paiva (melhor atracção turística de aventura) ou a transportadora aérea TAP, com distinções como companhia aérea para África e América do Sul e ainda, uma vez mais mas desta vez mais surrealmente, com o prémio para melhor revista de bordo – sendo que a empresa terminou a publicação da revista, Up, em Março.

Na hotelaria, destaque para o Belmond Reid's Palace do Funchal, declarado melhor hotel de luxo da Europa, para o também madeirense Pestana Porto Santo, melhor resort tudo-incluído, ou ainda para o Sublime Comporta e Valverde Hotel em Lisboa, respectivamente melhor boutique hotel e melhor boutique hotel de luxo. Também em Lisboa está o melhor hotel de design (1908 Lisboa Hotel), enquanto o Alentejo consegue um “óscar” graças ao L'AND Vineyards – melhor enoturismo.

Entre os grandes vencedores europeus nas categorias principais contam-se a Lufthansa e Norwegian (melhor companhia aérea e low-cost, respectivamente), o aeroporto de Zurique e a Disneyland Paris (melhores aeroporto e parque) ou o EPIC The Irish Emigration Museum, que foi distinguido como atracção turística. Nos hotéis, o melhor da Europa é o Çırağan Palace Kempinski Istanbul (o de luxo é o madeirense Belmond's); já o melhor resort é o italiano Forte Village. Destino europeu emergente a ter debaixo de olho: Batumi, Geórgia. 

Além dos prémios europeus, a WTA distribui também prémios para os melhores de cada país, com Portugal a somar 20 distinguidos nesta categoria nacional.

  

 

Artigo corrigido com lista completa e actualizada de vencedores

Sugerir correcção