Portugal volta a ser candidato a “melhor destino do mundo” nos “óscares” do turismo

Nem a pandemia pára os World Travel Awards, que seguem para ronda mundial. Portugal, “o melhor destino” há três anos sucessivos, soma 60 nomeações. Lisboa, Porto, Açores, TAP, Dark Sky Alqueva, Passadiços do Paiva e hotelaria de luxo são os grande representantes lusos. Todos podem votar online até 25 de Outubro.

acores,algarve,porto,lisboa,tap,turismo,
Fotogaleria
Será Portugal o "melhor destino" do mundo no ano da pandemia? Enric Vives-Rubio
acores,algarve,porto,lisboa,tap,turismo,
Fotogaleria
Açores inscrevem-se como candidatos a melhores destinos de turismo de natureza e também de mergulho Paulo Pimenta
,Ponta Do Sol
Fotogaleria
A Madeira é candidata a melhor destino insular Andreia Gomes Carvalho
acores,algarve,porto,lisboa,tap,turismo,
Fotogaleria
Lisboa é nomeada em várias categorias: melhor cidade, escapadela urbana (city break), destino e porto de cruzeiros (mesmo com cruzeiros só até Março) DANIEL ROCHA
Palácio episcopal
Fotogaleria
Porto será o melhor destino para um city break? Paulo Pimenta
Passadiços do Paiva Trailhead
Fotogaleria
Passadiços do Paiva são candidatos a melhor atracção turística de aventura nelson garrido
Reserva Alqueva Dark Sky
Fotogaleria
Dark Sky Alequeva entra nas categorias de melhor projecto turístico e prémio de turismo responsável Nelson Garrido
Parque e Palácio Nacional da Pena
Fotogaleria
Parques de Sintra é candidata a melhor empresa de conservação Enric Vives-Rubio

Ainda não se sabe quem serão os vencedores da ronda europeia dos World Travel Awards e a organização acaba de abrir a votação para a ronda mundial. Um sinal do stress que a indústria turística vive este ano? Talvez. Normalmente, as votações fazem-se por continentes ou macro regiões turísticas ao longo do ano, culminando, com tempo, na gala final onde são decididos os melhores do ano. Mas 2020 desarrumou também os chamados “óscares” do turismo, embora sem conseguir pará-los: a organização avança com estes instrumentos de popularidade e marketing e Portugal tem asseguradas, para já – porque podem entrar novas candidaturas, seis dezenas de nomeações. No passado conquistou 12 prémios na final mundial. Num ano de quase suspensão turística no mundo, quais serão os melhores deste 2020 que a pandemia tornou surreal? A votação decorre até 25 de Outubro online.

Há três anos consecutivos que Portugal leva a taça mais desejada por qualquer candidato, a de “melhor destino do mundo”, e este ano volta a estar na corrida, concorrendo com nações como o Brasil, Dubai, Grécia, Índia, Maldivas, México, Marrocos, EUA ou, entre outros, a vizinha Espanha. Mas para o país há mais novas nomeações: a de melhor destino para famílias e destino de natureza, além de uma nomeação para melhor entidade oficial turística para o Turismo de Portugal.

Foto
Portugal é também candidato a melhor destino de natureza Dato Daraselia

Enquanto o Algarve volta a tentar ser o melhor destino do mundo para praias, os Açores inscrevem-se como candidatos a melhores destinos de turismo de natureza e também de mergulho e a Madeira entra para renovar o título de melhor destino insular.

Lisboa é nomeada em várias categorias: melhor cidade, destino e porto de cruzeiros (mais um detalhe algo surreal, tendo em conta que estão interditados desde Março), além de melhor destino para uma escapadela urbana (city break), categoria em que compete com o Porto​. Também o Turismo de Lisboa está nomeado para melhor turismo oficial de cidade. 

Também tradicionalmente com várias candidaturas, a TAP repete as suas nomeações: melhor companhia para África, Europa, África do Sul e detentora da melhor revista de bordo, a Up – e aqui outra ausência, pelo menos desde Março, já que a publicação foi suspensa. Na aviação, há outra nomeação para Portugal: a euroAtlantic Airways, na categoria de melhor companhia de charters.

Foto
Dark Sky Alqueva vonta a candidatar-se a dois "óscares" Nelson Garrido

Outras duas estrelas já habituais nas candidaturas aos “óscares” estão também presentes: os Passadiços do Paiva são candidatos a melhor atracção turística de aventura, enquanto o Dark Sky Alequeva entra nas categorias de melhor projecto turístico e prémio de turismo responsável. 

Na lista portuguesa, encontra-se ainda a Douro Azul, nomeada para melhor companhia de cruzeiros fluviais, e a Parques de Sintra, candidata a melhor empresa de conservação.

As restantes candidaturas são de hotelaria de luxo portuguesa, incluindo-se, entre outros, o Reid's da Madeira e o Conrad Algarve (hotel de luxo, hotel clássico), Corinthia Lisbon (hotel de cidade), Martinhal Sagres (melhor resort), Quinta do Lago (resort de praia), o Cascade (academia desportiva), Pestana Porto Santo (melhor tudo-incluído), L'AND Vineyards (hotel de vinhos), Sublime Comporta e Quinta da Bela Vista (hotéis boutique) ou Vila Joya (boutique resort e melhor restaurante em hotel). 

Em paralelo, decorrem os prémios de tecnologia, com nomeações para o site Visit Portugal, para o site da TAP e para o site do Conrad Algarve. A gala final dos WTA está (ainda) marcada para 27 de Novembro em Moscovo. 

Foto
O Algarve será o melhor destino de praia?
Foto
Passadiços do Paiva Nelson Garrido
Sugerir correcção
Comentar