No novo bar de Lisboa os discos de vinil são o prato do dia

Vira o disco e toca o meu: o novo bar do hotel Esqina, na Baixa, chama-se Static e junta comida, cocktails e uma grande colecção de discos de vinil. Um poiso onde a música, mais do que mero pano de fundo, é elemento de aproximação social.

Foto

O par de gira-discos e os caixotes de discos de vinil sobre o balcão à entrada mostram, mesmo aos mais distraídos, ao que vão. A este bar vai-se para escutar música – a nossa e a dos outros. Uma outra forma de “aproximação social”, sem furar as regras do distanciamento. A comida, os cocktails e as artes fazem o resto.

Bem vistas as coisas, no Static não há propriamente nada de novo. E isso está longe de ser defeito. Por vezes, a arte está na combinação daquilo que já existe, como peças de um puzzle que estava só por montar. O bar já existia, a colecção de vinis também, tal como o gosto pelas artes, o espírito de comunidade e a vontade de fazer coisas pelo público local. Por vezes, o empurrão é tudo o que falta.

Foto
Static Diogo Ventura

Teresa Barros, CEO da agência de comunicação Xpose, chama a si alguma da responsabilidade de fazer nascer o Static, juntando dois clientes seus que precisavam de solução para um problema em comum: o que fazer para contrariar a maré negra que a pandemia levantou sobre o sector do turismo.

De um lado, Shay Ola, o britânico com constituição de boxeur que chegou a Lisboa como turista e por cá ficou, sob o lema “make Bairro Alto great again”. Ali, em sociedade com Hannah Reusser, criou o restaurante/bar Queimado, idealizado desde o primeiro risco para servir de poiso ao público local. O estado de emergência forçou-o a encerrar portas, tal como forçou Pedro Borges a fechar o Esqina Cosmopolitan Lodge, hotel de quatro estrelas de espírito independente situado na Rua da Madalena.

Static Diogo Ventura
Static Diogo Ventura
Fotogaleria
Static Diogo Ventura

O bar, portanto, já ali estava, no piso térreo do Esqina, a fazer as funções de bar de hotel. Aliás, mais do que apenas isso: por ali já passava a comunidade artística, nomeadamente músicos que ali faziam listening parties a propósito do lançamento dos seus álbuns. Isso e a própria identidade do hotel agradaram a Shay, um cozinheiro pouco convencional, auto-didacta, habituado a navegar marés adversas. Em 2007, era designer de interiores em Londres e viu a crise do subprime fechar-lhe o negócio. Em jeito de reacção, virou a agulha para a cozinha, com o lançamento uma empresa eventos criativos em torno da comida, a que chamou The Rebel Dining Society. “Se sobrevivemos nessa altura, foi pela partilha de ideias e de recursos”, conta, em jeito de introdução à parceria que ele e Hannah inauguraram com o Esqina de Pedro Borges, no dia 17 de Setembro. “Isto é uma jogada defensiva. Se não conseguimos arranjar uma maneira de ser optimistas, então qual é o propósito?”

O Static tem inspiração assumida nos bares audiófilos do Japão, ainda que numa interpretação mais descontraída, menos focada na perfeição sonora e mais na música como elemento de convívio. “A descoberta musical faz parte de uma partilha social à distância”, acredita Shay, que vê na cumplicidade da coincidência de gostos musicais um óptimo factor de identificação entre estranhos mascarados.

Static Diogo Ventura
Static Diogo Ventura
Static Diogo Ventura
Fotogaleria
Static Diogo Ventura

E que música?, pergunta o leitor, desconfiado, imaginando já um deprimente desfile de refugos. Pois bem, exactamente o oposto disso. Nos caixotes – os que ocupam o balcão e outros, colocados sobre uma mesa, ao fundo da sala – não faltam discos que apetece pedir para ouvir, uns atrás dos outros, sobretudo clássicos. Working Together de Ike & Tina, um tesouro dos Beatles chamado Abbey Road, Horses de Patti Smith e Nasty Gal, da diva com voz de bagaço Betty Davis, servem o propósito ilustrativo.

Mas há também uma salutar colecção de guilty pleasures, onde brilham Vanilla Ice, Europe, New Kids On The Block, Mel & Kim e muitos outros, em formato 45 rpm. A colecção pessoal de Shay, posta ao serviço (e à confiança) do cliente, que escolhe e entrega o disco ao DJ de serviço, e este tratará de dar rotação a todos os pedidos. Democrático, acima de tudo.

Foto
Shay Ola abriu o restaurante Queimado no Bairro Alto e agora avançou para o Static Diogo Ventura

A música preenche tanto a sala do bar, como o pátio-esplanada e o terraço com vista para o quadro cubista de telhados e casario da colina das Chagas (ou Carmo, para os não-iniciados na olissipografia). E chega também à cave, que serve como espaço expositivo para as artes e apresenta, actualmente, uma exposição de capas de discos reinventadas por artistas baseados em Lisboa – cuja receita de vendas será doada ao Fundo de Solidariedade com a Cultura.

Dos cocktails à comida com inspiração asiática

Resta falar do serviço de bar propriamente dito, onde além de vinhos nacionais, cervejas artesanais locais e cocktails habituais há também uma lista concisa de criações próprias, algumas com trocadilho musical no nome, como Pink A Butterfly (brincadeira com o título do disco de Kendrick Lamar To Pimp A Butterfly), um aveludado de toque picante com gin, chá de ervilha-borboleta, clara de ovo e pimenta-rosa.

Foto
A carta de comidas inclui snacks gulosos como frango frito com crème-fraîche, ovas e alga nori. Diogo Ventura

A fazer-lhes companhia – e também como forma de acomodar a proibição de venda de álcool após as 20h00 sem acompanhamento sólido – está uma igualmente curta lista de comidas, onde Shay Ola reconhece também alguma inspiração asiática: pimentos de Padrón com um toque extra de picante por cima, frango frito com crème-fraîche, ovas e alga nori, entrecosto glaceado com molho de soja, beringela grelhada com miso e alho frito. Tudo a preços razoáveis, para não espantar o público local, elemento de suma importância no grande plano daquilo que o Static se propõe ser. A peça final do puzzle, por assim dizer.

Foto
E se vai ao Static pode também descer à galeria de arte Diogo Ventura

Artigo alterado às 14h53 de 23 de Setembro de 2020, para inclusão de Hannah Reusser como sócia de Shay Ola no Queimado e no Static. 

Sugerir correcção