Michelin: Lisboa ajudou Martín Berasategui a bater o seu próprio recorde de estrelas

Com uma estrela para o restaurante da Torre Vasco da Gama e outra para o Ola de Bilbao, as cozinhas do chef basco já somam 12 estrelas.

,Restaurante
Fotogaleria
Martín Berasategui e a Torre Vasco da Gama, onde se localiza o Fifty Seconds DR
,Restaurante
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui DR
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui. O chefe executivo é Filipe Carvalho DR
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui DR
Fifty Seconds por Martin Berasategui
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui DR
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui DR
,Restaurante
Fotogaleria
Fifty Seconds by Martin Berasategui DR

O chef basco Martín Berasategui superou esta quarta-feira o seu próprio recorde de estrelas Michelin, alcançando as 12 graças à conquista de duas novas distinções no Guia Espanha e Portugal 2020, que atribuiu o galardão máximo a um restaurante na Cantábria.

O chef conquistou uma estrela ("uma cozinha de grande nível, compensa parar") para o seu primeiro restaurante em Portugal, Fifty Seconds by Martín Berasategui (Lisboa), com o chefe executivo Filipe Carvalho – e que fica a 120m de altura na Torre Vasco da Gama, e também para o Ola Martín Berasategui (Bilbao) na cerimónia que decorreu em Sevilha, Espanha.

Distinções que se juntam às três estrelas ("uma cozinha única, justifica a viagem") dos restaurantes Martín Berasategui (Bilbao) e Lasarte (Barcelona), às duas estrelas ("uma cozinha excepcional, merece o desvio") do M.B. (Tenerife) e da estrela dos eMe Be Garrote (San Sebastián) e Oria (Barcelona).

Estas duas últimas foram anunciadas na gala do ano passado, que decorreu em Lisboa, quando Berasategui subiu de oito para dez estrelas.

Cenador de Amós, o único novo 3 estrelas ibérico DR
Jesús Sánchez, Cenador de Amós, chefe 3 estrelas DR
Fotogaleria
Cenador de Amós, o único novo 3 estrelas ibérico DR

Michelin 2020: as estrelas espanholas

Na edição de 2020 do guia ibérico, há apenas um novo restaurante com três estrelas, localizado em Espanha: o Cenador de Amós, num “encantador palácio-mansão” em Villaverde de Pontones, na Cantábria (Norte), descreve o Guia Michelin.

Os inspectores do guia declararam que o chef Jesús Sánchez obteve a mais alta distinção pela sua “incansável procura da emoção”, fazendo com que “o cliente descubra a sua proposta em etapas, de forma a apreciar ainda mais os diferentes espaços do edifício e todos esses detalhes únicos que deixam a sua marca numa experiência culinária”.

Este restaurante alcança assim a categoria máxima, com os inspectores a valorizarem “o facto de ali ser dada prioridade ao respeito pelos sabores da Cantábria, tornando-os reconhecíveis e expressos plenamente em cada prato”.

No próximo ano, há cinco novos restaurantes com duas estrelas e 19 novidades com uma estrela. Ao mesmo tempo, perdeu-se a distinção máxima atribuída há um ano a Daní Garcia, em Marbella (Sul de Espanha), do chef com o mesmo nome, que deu o seu último jantar no restaurante no sábado passado.

Em Espanha há dez restaurantes com uma estrela que perdem esta classificação, ou por encerramento ou porque os inspectores consideraram que não cumpriam os critérios do guia.

Por Portugal, houve um novo restaurante com duas estrelas, a Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira pelo chef Rui Paula, e quatro novos restaurantes com uma estrela, tendo saído três da lista.

No total, a edição de 2020 contempla 11 restaurantes com a classificação máxima, dos quais uma novidade (todos em Espanha); 36 com duas estrelas, dos quais seis novos, e 194 restaurantes com uma estrela (23 novos).

Na categoria Bib Gourmand (boa relação qualidade/preço), há 302 estabelecimentos, dos quais 56 novos – destes, seis são portugueses: Taberna Ó Balcão de SantarémSolar do Bacalhau de Coimbra, o Saraiva’s de Lisboa, a Casa do Chef Victor Felisberto em Alferrarede, Abrantes, Le Babachris de Guimarães e In Diferente no Porto. 

O jantar da cerimónia, em que participaram cerca de 500 convidados, entre responsáveis políticos, empresários da restauração, chefes de cozinha e imprensa, foi servido por oito cozinheiros andaluzes, sob o comando de Ángel León (Aponiente, três estrelas, Cádiz), que recebeu o Prémio Sustentabilidade para Portugal & Espanha – foi a primeira vez que a Michelin atribuiu o galardão.

Sugerir correcção
Comentar