Bolsas em alta e juros em mínimos na Europa depois das palavras de Draghi

Mercados reagiram de forma imediata à promessa do presidente do BCE de lançar novas medidas de estímulo na zona euro. Bolsas fecharam em alta na Europa

Foto
Draghi está a quatro meses do fim do mandato Ralph Orlowski/Reuters

As bolsas europeias fecharam em alta e as taxas de juro da dívida soberana dos países da moeda única estão a recuar nesta terça-feira depois de o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, admitir lançar novas medidas para estimular a economia da zona euro se a inflação não acelerar e se mantiver em nível demasiado baixos.

Na dívida transaccionada no mercado secundário, onde se realizam compras e recompras de obrigações, as taxas portuguesas de títulos com um prazo de vencimento de dez anos estão também em queda, para 0,516%, e o mesmo se passa com os juros da dívida a cinco anos, que transacciona nos -0,168%.

A tendência é transversal às principais economias da moeda única, com os títulos da Alemanha a dez anos a recuarem para -0,3%. Pela primeira vez, os títulos a dez anos da dívida pública de França, segunda maior economia do euro, passaram para valores negativos no mercado secundário (transaccionavam a -0,0018% ao início da tarde).

Nos mercados, o discurso de Draghi está a ser encarado à luz da promessa firme que tomou no Verão de 2012, em plena crise do euro, quando prometeu que tudo faria para salvar a moeda única. As palavras agora ditas em Sintra, no Fórum do BCE, foram vistas pelo Commerzbank como um novo compromisso firme. “A porta está agora aberta e não vejo como poderão não a atravessar”, comentou à agência Bloomberg Claus Vistesen, economista-chefe da zona euro no Pantheon Macroeconomics.

Em queda está também o euro face ao dólar, a apresentar uma descida de 0,20% por volta das 17h, altura em que valia 1,119 dólares norte-americanos.

Nas bolsas, as principais praças europeias encontram-se em alta nas horas seguintes ao discurso de Draghi em Sintra.

Em Lisboa, o índice PSI-20 encerrou a ganhar 1,22% (nos 5.125,30 pontos) uma valorização mais contida do que os principais mercados financeiros europeus. Em Frankfurt, o DAX avançou 2,03% (para 12.331,75 pontos). Em Paris, o CAC ganhou 2,20% (para 5.509,73 pontos), enquanto em Milão o FTSE MIB liderou os ganhos na Europa, ao valorizar 2,46% (nos 21.133,78 pontos). Em Madrid, o IBEX35 progrediu 1,19% (para 9.240,70 pontos), em Amesterdão o AEX encerrou com um crescimento de 1,44% (560.210 pontos) e em Bruxelas o BEL20 ganhou 1,80% (para 3.513,07 pontos).

Quem reagiu ao discurso de Draghi foi o Presidente dos Estados Unidos. “Mario Draghi acaba de anunciar mais estímulos, o que imediatamente desvalorizou o euro em relação ao dólar, tornando injustamente mais fácil [aos países do euro] concorrerem contra os Estados Unidos. Fazem-no de forma impune há anos, juntamente com a China e outros”, escreveu no Twitter.

Actualizado às 17h15m após encerramento das bolsas na Europa. 

Sugerir correcção
Comentar