Vem aí uma nova aventura de Astérix – e pode ser uma aventura de Obélix

O álbum que sucede a Asterix entre os Pictos e O Papiro de César chega a 19 de Outubro.

Foto
DR

O teaser que o PÚBLICO aqui divulga numa primeira mão mão nacional é omisso quanto a uma série de detalhes relevantes, mas totalmente explícito quanto àquilo que verdadeiramente interessa para os fãs de Astérix e Obélix: vem aí novo álbum da dupla criada por René Goscinny e Albert Uderzo, e chega já a 19 de Outubro de 2017 (também em Portugal, numa edição ASA).

Entretanto, a conferência de imprensa que as Éditions Albert René, do grupo Hachette, convocaram ao final da manhã desta sexta-feira adiantou bastante mais informação útil acerca da nova aventura dos dois irredutíveis gauleses e da sua aldeia, um bastião de resistência à ocupação romana da Gália: tal como se previa, o álbum que sucede a Astérix entre os Pictos (2013) e a O Papiro de César (2015) volta a ser assinado pelos autores dos dois anteriores – Jean-Yves Ferri (argumento) e Didier Conrad (desenhos) –, nos quais Uderzo, fisicamente impossibilitado de continuar a desenhar, delegou em 2011 a responsabilidade de dar um futuro à série (René Goscinny, o seu parceiro, morrera muito antes, em 1977, na sequência de uma crise cardíaca ocorrida enquanto fazia exames médicos numa clínica).

Na sua terceira colaboração, Ferri e Conrad prometem, tal como sugeria a prancha dada a conhecer esta manhã, desviar o foco de Astérix. Mantém-se o suspense acerca do enredo, mas tudo indica que nesta 37.ª aventura da série o gigante Obélix se canse de ser o eterno número dois do seu companheiro (com quem partilha até o dia de aniversário…), desista dos seus menires e decida, por uma vez, ser o verdadeiro protagonista da história.

"Embora não possamos revelar o cerne da acção, podemos desde já afirmar que se tratará de uma viagem ao estrangeiro, como manda a tradição da alternância. Depois de terem permanecido na Gália em O Papiro de César, os nossos heróis levarão desta vez os leitores a embarcar numa aventura além-fronteiras! Do ‘programa das festas’ fazem parte: visita a monumentos históricos, descobertas gastronómicas e outros encontros com autóctones e celebridades", declararam os autores Jean-Yves Ferri e Didier Conrad na conferência de imprensa desta manhã, segundo o comunicado distribuído em Portugal pela ASA.

Mas o novo álbum agendado para Outubro não será o único acontecimento deste ano em que se comemoram duas datas bem redondas, o 90.º aniversário do nascimento de Uderzo (a 25 de Abril) e o 40.º aniversário da morte de Goscinny (5 de Novembro). Já neste primeiro semestre, sairá uma nova edição de Astérix entre os Belgas, o último álbum co-assinado pelos criadores de Astérix e Obélix. E em Bruxelas, a partir de 16 de Maio e até 3 de Setembro, uma grande exposição no Centro Belga da Banda Desenhada homenageará a dupla que inventou aquele que será o maior caso de sucesso editorial em língua francesa, com cerca de 370 milhões de livros vendidos em 110 línguas e dialectos.

Notícia actualizada às 13h41 com novos detalhes acerca do próximo álbum e de outros acontecimentos agendados para 2017

Foto
Sugerir correcção
Comentar