Uma equipa de cientistas liderada por portugueses encontrou marcas em genomas que revelam que há quatro ou cinco mil anos chegou à Índia um grupo de homens da Ásia Central. A informação estava “escondida” nas linhagens masculinas e está a causar controvérsia.

  • Uma equipa de cientistas liderada por portugueses encontrou marcas em genomas que revelam que há quatro ou cinco mil anos chegou à Índia um grupo de homens da Ásia Central. A informação estava “escondida” nas linhagens masculinas e está a causar controvérsia.

  • Autoridades indianas decretam encerramento de fábrica que estaria a despejar tintas e outros resíduos industriais num rio da cidade.

  • Equipa explica quais os mecanismos moleculares que podem ligar níveis baixos de vitamina C à formação acelerada de células cancerosas na leucemia.

  • As larvas de peixe-zebra podem vir a ter grande importância na luta contra o cancro. Nelas, cientistas portugueses simularam a resposta à quimioterapia de cinco doentes e dizem que podem ser modelos de previsão dessa resposta.

  • Um eclipse do Sol suscita costuma suscitar a nossa curiosidade e põe-nos a olhar para o céu. Mas, cuidado, porque há um conjunto de regras a cumprir para não ser perigoso.

  • A Lua vai passar à frente do Sol e tapá-lo. No território português apenas se vai conseguir ver este fenómeno parcialmente. O espectáculo a sério vai ser nos Estados Unidos. Nessa altura, Bonnie Tyler vai cantar Total Eclipse of the Heart, o seu êxito dos anos 80, num cruzeiro nas Caraíbas.

  • Há coisas inacreditáveis que são mesmo verdade e outras que parecem certas mas que não resistem a uma análise crítica. A acupunctura é uma prática antiga e muitas pessoas acreditam que tem bons resultados. Apesar da muita investigação clínica já feita, as provas da sua eficácia são decepcionantes.